Accountability: além da autorresponsabilidade

[et_social_share]

Proatividade, compromisso, responsabilidade: estas são algumas características vistas como ideais tanto no mercado de trabalho quanto em relacionamentos interpessoais de modo geral. Afinal, ter por perto pessoas proativas, comprometidas e que buscam crescer é ótimo, certo? Porém, há um patamar mais elevado de comportamento, que é o perfil accountability. Quer saber se você tem esse perfil? Deseja alcançá-lo?  Leia o texto a seguir.

 

O que é accountability?

Esse termo vem do inglês e tem alguns significados que apontam para a noção de responsabilidade e de prestação de contas.

Logo, ter um perfil accountable é exercer suas atividades com responsabilidade, mas vai um pouco além: é ser proativo e protagonista na busca por soluções significativas para os desafios, com integridade e motivação consciente.

Na prática, quando vemos alguém realizando seus afazeres com um direcionamento planejado, foco e proatividade, percebemos o perfil de accountability. E uma pessoa que trabalhe dessa maneira certamente motiva seus colegas e parceiros, o que gera um movimento accountable em grupo.

Você pode pensar, neste momento, que tal comportamento é mais indicado para escalas hierárquicas mais elevadas. Essa ideia é totalmente enganosa! Isso porque qualquer pessoa nos mais variados níveis hierárquicos pode – e deve – desenvolver esse perfil.

Lembre-se: hoje em dia, os profissionais mais procurados são os que apresentam perfis diferenciados, os que vão além daquilo que já é visto e sabido.

Pessoas autorresponsáveis são aquelas que têm a consciência de que a obrigação pelo alcance dos seus objetivos está nas suas próprias mãos. Sendo assim, elas planejam seus passos, trabalham com afinco em suas metas, aprendem com seus erros e alcançam o sucesso.

Se você somar à autorresponsabilidade proatividade e comprometimento, já estará no caminho de ser alguém diferenciado, com chances aumentadas de participação em projetos profissionais relevantes.

 

Como ter um perfil accountability?

O primeiro passo é olhar para si e perceber em que ponto do comprometimento e proatividade você está. Grande parte das pessoas ainda está na média, isto é, faz apenas o que lhe é pedido, quando há espaço para ações que dão maiores e melhores resultados.

Isso implica observar com mais atenção as situações, pensar em mais de uma maneira de ultrapassar qualquer obstáculo, desenvolver as habilidades necessárias para isso. Estudar um pouco mais, trabalhar um pouco mais: destacar-se.

Vá além da sua responsabilidade, faça algo mais !

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código