COGNITIVE BUSINESS: Você está preparado?

[et_social_share]

Vivemos em plena revolução industrial, onde a informação, o conhecimento e o tempo são os pilares de uma empresa de sucesso. A tecnologia da informação é uma ferramenta que resolve o tempo e a informação, porém, o conhecimento se adquire somente através de sistemas cognitivos computacionais. Então, empresas que não acompanham o avanço da tecnologia computacional cognitiva, estarão sujeitas ao fracasso.

O cenário mundial que conhecemos está sendo atualizado pela computação cognitiva, seja por atendentes virtuais, análise de risco e crédito, carros autônomos, sistemas de saúde ou sistema de educação. A maneira de fazer
negócios está evoluindo para se tornar ainda mais sustentável, eficaz e rentável.

Estamos adentrando a era dos negócios cognitivos e elevando a capacidade cognitiva da humanidade a um novo patamar. Estamos dominando pelas vias dos sistemas cognitivos computacionais o universo da visão e o pensamento
sistêmico. Este fato se consolida quando sistemas cognitivos são conectados a tecnologias que tratam a informação de forma sistêmica.

Esta é uma revolução inclusiva, que vai permitir que empresas recém-criadas estejam no mercado com empresas tradicionais. Permitirá que os sistemas de ensino sejam mais modernos e assertivos na formação e no desenvolvimento escolar dos alunos; que os diagnósticos médicos sejam mais rápidos e precisos; que a predição do cenário econômico no faça agir antes da crise; e uma gama infinita de benefícios que fazem todo o esforço de adequar-se a este novo mundo ser compensador.

Precisamos, diante deste cenário, criar o hábito de buscar e ampliar conhecimento, entendendo que tudo que sabemos é muito pouco e que a capacitação e a mente aberta a estas mudanças nos tornará uma peça importante neste jogo de xadrez. As empresas que entenderem esse processo e valorizarem os profissionais com esse perfil terão sucesso nessa selva digital, onde não são os mais fortes que vencem, mas, aqueles que possuem maior
capacidade de mudar.

Os sistemas cognitivos são sistemas baseados em tecnologias de inteligência artificial que lhes proporcionam uma capacidade de aprendizagem e compreensão simulando o comportamento do cérebro humano. Assim, é
possível ajudar as pessoas na tomada de decisões fornecendo informações baseadas na análise de grandes volumes de dados e na automatização de tarefas.

 

CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS COGNITIVOS

Não se trata mais de processar dados não estruturados e automatizar respostas a um evento A que produz uma resposta B, estamos falando de complementar a inteligência humana para melhorar a tomada de decisões.
Aprender significa adquirir conhecimento de qualquer tipo de informação e linguagem natural. Esses sistemas têm a capacidade de interagir com as pessoas e propor ações de acordo com suas necessidades. Automatizar a resposta ou determinar a melhor solução para um determinado problema.

Para que um sistema seja considerado cognitivo, ele deve ter as seguintes características:

• Flexível: o sistema deve ser capaz de se adaptar a qualquer situação, coletar os dados e entender as necessidades.
• Interativo: Os humanos devem ser capazes de interagir fácil e naturalmente com o sistema, assim como fariam com outra pessoa.
• Analítico: as informações recebidas pelo sistema devem ser suficientes, confiáveis e de qualidade para que possam determinar os problemas ou necessidades e, se não for o caso, sejam capazes de fazer as perguntas apropriadas para isso.
• Contextual: o sistema deve entender e determinar o contexto da comunicação, como significado, sintaxe, tempo, localização.

USOS DE SISTEMAS COGNITIVOS

As principais atividades ou campos em que os sistemas cognitivos são usados são:

• Call center: bots para atendimento ao cliente e suporte técnico.
• Comercial: recomendações de produtos em diversos tipos de plataformas de compra ou consumo.
• Gestão de fraude: para a investigação e análise de casos.
• Sistemas de processamento de informação, de vários tipos e áreas, e diagnóstico.

Alguns dos principais expoentes deste tipo de sistema são:
A inteligência cognitiva é uma tecnologia ou um conjunto de técnicas aplicadas a sites, bots, aplicativos, etc, que lhes proporcionem a capacidade de compreender as necessidades das pessoas através do uso da linguagem humana e, desta forma, facilitar, melhorar e tornar mais eficiente a qualidade dos serviços.

APLICAÇÃO DE COGNITIVE BUSINESS

Agricultura: otimizando e ampliando a produtividade de plantações no mundo todo;

Saúde: ajudar os médicos a solucionar uma série de problemas no campo da medicina, como o combate ao câncer, por meio da análise de casos já resolvidos e sugestão de melhores tipos de tratamento, e os estudos sobre distúrbios do sono;

Finanças: Seja dentro de uma empresa ou em uma instituição financeira, como um banco, as ferramentas de visualização de dados ajudam a prever tendências, diminuir riscos e possibilitam investimentos mais garantidos;

Marketing: empresas podem substituir estratégias baseadas em práticas ultrapassadas de mercado por uma visão mais objetiva, composta a partir da análise de dados concretos.

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código