Como a Janela de Johari ajuda na comunicação?

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Falar e ser entendido, escutar e compreender. A comunicação é essencial para o ser humano, haja vista sua essência ser social. Em relacionamentos interpessoais é importante saber se expressar e captar a mensagem do outro; o bom compartilhamento de informações é necessário para o sucesso de qualquer projeto. Como saber se as habilidades de comunicação são satisfatórias? Você sabia que é possível analisar essa competência? Conheça, no texto a seguir, essa ferramenta: a janela de Johari.

O que é a janela de Johari?  

É um método criado por Joseph Luft e Harry Ingham, pesquisadores e cientistas sociais, para possibilitar a visualização do estilo de comunicação e relacionamentos interpessoais, com vistas ao aprimoramento.

Essa ferramenta foi concebida para ser aplicada em grupos, pois considera o modo que outras pessoas enxergam você, seu estilo de comunicação e relacionamento. Com ela, é possível uma maior compreensão de si e dos outros, o que melhora as relações dentro de uma equipe, tornando-as mais assertivas.

Imagine você ao se olhar no espelho, você enxerga apenas uma parte de si mesmo, mas existem outras partes que não são visíveis, tanto para você quanto para os outros. E é aí que entra a Janela de Johari.

Essa janela é dividida em quatro quadrantes: aberto, oculto, cego e desconhecido.

Como aplicar a janela de Johari?

O método consiste em um diagrama composto por quatro partes – quadrantes –, representando os quatro estilos de relacionamentos interpessoais. O indivíduo vai escolher, de uma lista prévia de adjetivos, aqueles que ele acredita possuir. Essa mesma lista será usada para que cada membro do grupo demonstre como vê a pessoa que está sendo avaliada. Esses conhecimentos são combinados para preencher os quadrantes da janela, de acordo com as definições a seguir:

Quadrante Aberto ou arena (Eu Aberto) : representa as características conhecidas tanto pela pessoa quanto pelos seus interlocutores. É uma área chamada de aberta ou arena por ser o local onde se dá o relacionamento produtivo; é a área comum de comunicação, em que acontece a troca de informações. Pessoas com esse estilo de comunicação são mais assertivas.

Quadrante Cego (Eu Cego): ponto cego, área que é conhecida dos interlocutores, mas desconhecida pelo próprio indivíduo. Compreende as características que os outros percebem em nós e não reconhecemos como nossas. Quem está nesse quadrante costuma valorizar sua própria opinião em detrimento à dos outros, o que pode levar, por vezes, a um descolamento da realidade.

Quadrante oculto (Eu  Oculto): nessa área estão as particularidades conhecidas pelo indivíduo, porém desconhecida pelos demais. Aqueles traços dos quais não gostamos e deliberadamente são escondidos (como insegurança, egoísmo etc.) constam desse quadrante. Pessoas que mais escutam do que falam, como forma de autodefesa, apresentam esse estilo.

Quadrante desconhecido (Eu Desconhecido): representa características desconhecidas tanto pelo indivíduo quanto pelas demais pessoas. Essa área contém habilidades e talentos ignorados, além de emoções bloqueadas. Quem se encaixa nessa área geralmente é mais distante e fechado, e pode ser visto como uma pessoa inatingível e hostil.

É feito, então, um feedback, com o objetivo de esclarecer o estilo de comunicação do indivíduo e apontar caminhos para uma melhora possível e produtiva.

Conhecendo mais sobre os quadrantes :

O Quadrante Aberto é uma área de conhecimento compartilhada entre você e os outros. Aqui estão as informações, experiências, sentimentos e opiniões que você compartilha com os outros e que eles também conhecem. Esse é o quadrante mais importante para estabelecer relacionamentos saudáveis, pois é onde ocorre a comunicação clara e direta, que é fundamental  para os cargos de liderança.

O Quadrante Oculto é uma área de conhecimento que você possui, mas que optou por não compartilhar com os outros. Essa pode ser uma área perigosa, pois pode abrigar sentimentos negativos, pensamentos ou comportamentos que não são expressos abertamente. O segredo é manter esse quadrante o menor possível e tentar expandir a área do Quadrante Aberto.

O Quadrante Cego é uma área de conhecimento que os outros têm sobre você, mas que você não tem consciência. Aqui, as outras pessoas podem ver coisas sobre você que você não está ciente. Isso pode ser informações importantes que ajudam a melhorar seu desempenho, mas também podem ser críticas ou opiniões negativas.

O Quadrante Desconhecido é a área de conhecimento que você e os outros não têm consciência. É a área das intensas, desconhecimento e desconexão. Quanto maior a área do Quadrante Desconhecido, mais difícil é para você entender e gerenciar a si mesmo e seus relacionamentos

Ao entender esses quadrantes, é possível trabalhar na extensão do seu autoconhecimento e melhorar a sua comunicação com as pessoas ao seu redor. E se você quer se destacar na vida pessoal e profissional, é essencial compreender como a sua imagem é percebida pelos outros e como você pode influenciar positivamente essa percepção.

Experimente utilizar a Janela de Johari para se conhecer melhor e se comunicar de forma mais efetiva. Garanto que isso fará uma grande diferença na sua vida!

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Como a comunicação é a chave dos relacionamentos interpessoais, é importante saber se essa habilidade está sendo bem empregada. A janela de Johari é uma ferramenta que possibilita essa verificação, sendo um excelente método de autoconhecimento. Conhecendo mais esse método de desenvolvimento pessoal, o que acha de aplicá-lo em sua equipe? O IAPerforma pode ajudar você nesse processo. Entre em contato conosco!

 

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