Como construir o Employee Experience?

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O foco da maioria das empresas é o cliente. As organizações estão sempre buscando perceber qual a necessidade do cliente, pelo o que ele se interessa, qual a sua visão de mundo. E isso para poder servi-lo melhor, fidelizá-lo e, claro, colher benefícios dessa relação.

Isso também se aplica ao primeiro cliente da empresa: o colaborador. Sim, isso mesmo: as pessoas que trabalham em uma organização também são clientes dela – clientes internos.

E, da mesma maneira, esses clientes internos precisam ser percebidos, entendidos em suas necessidades, servidos e fidelizados. A essa jornada dá-se o nome de employee experience. Já ouviu esse termo? Quer saber mais sobre como construir essa experiência? Leia o texto a seguir.

 

O que é employee experience?

Esse termo abrange toda a experiência que um funcionário tem quando em contato com sua empregadora. Essa vivência tem início logo no primeiro contato, com o processo seletivo, e vai até o desligamento do colaborador.

Ou seja: em todo o momento em que o colaborador seja impactado pela cultura e práticas da empresa, sejam positivas ou negativas, ele está vivenciando o employee experience.

 

Qual a importância da employee experience para a empresa?

Da mesma maneira que o cliente externo expressa suas opiniões a respeito do produto ou serviço fornecido, o cliente interno – o colaborador – também o faz. E é também a partir dessas opiniões que a marca dessa empresa é construída.

Quando um cliente fica insatisfeito com qualquer parte da relação entre ele e a marca, é bem possível que ele expresse sua opinião – e isso, em tempos de internet, tem um peso maior, pois essa opinião reverbera em uma quantidade maior de espaços. O famoso “boca a boca” hoje em dia é ampliado pelos meios digitais.

A empresa pode ter de lidar com uma crise por causa de críticas (fundadas ou não), e a marca fica arranhada. E o mesmo ocorre quando um colaborador fica insatisfeito. Por esse motivo é essencial que haja essa preocupação com o mapeamento do employee experience.

Inclusive, segundo relatório fruto de estudo da Great Place to Work, o employee experience é um dos principais temas a serem trabalhados pelos Recursos Humanos em 2020. Esse cuidado visa levar a atenção para a reputação da empresa, que influencia não só a marca como empregadora, mas como marca de consumo.

 

Como construir o employee experience?

A jornada do colaborador em uma organização é feita, basicamente, dos seguintes passos: processo seletivo, contratação, processo de integração, treinamentos, desenvolvimento e processo de demissão e recolocação.

Cada um desses passos deve ser olhado com atenção, para proporcionar a melhor experiência ao funcionário.

Para esse processo de mapeamento, é necessário:

Verificar quais são os valores da empresa: para que talentos de valores alinhados sejam captados.

Ouvir os colaboradores: por meio de um canal aberto, inteirar-se de suas opiniões e necessidades.

Construir programas de incentivo: sabendo das etapas da experiência do funcionário e suas opiniões, é hora de construir um programa para incentivar o colaborador, com ações baseadas em suas necessidades e perspectivas.

Dar e receber feedbacks, para verificar em que momentos e áreas há a necessidade de ajustes.

Realizar pesquisas de clima, inclusive no momento do desligamento, o que pode trazer informações valiosas sobre a experiência do funcionário na empresa.

 

Como cada empresa é única, também o é o colaborador. Por isso, cada mapeamento para verificar o employee experience é original e totalmente ajustado. Dessa maneira, é possível reter talentos, aumentar a produtividade e fortalecer a marca da empresa. Sua empresa já está atenta ao employee experience? O que acha de começar agora esse processo? Bom trabalho!

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