Como está sua qualidade de vida?

[et_social_share]

Até pouco tempo atrás, o que definia uma vida boa e satisfatória era o saldo bancário. Hoje em dia, com tantos desafios e estresse advindos da busca pelo sucesso, qualidade de vida é o item mais desejado. Mas, afinal, o que é qualidade de vida? É possível alcançá-la? Como está sua qualidade de vida? Saiba mais sobre esse tema no texto a seguir.

O que é qualidade de vida?

Como cada pessoa é um universo, e o conceito de qualidade de vida é bastante variável. Mas, no geral, qualidade de vida é o equilíbrio em todas as áreas da vida, com significativa redução de estresse.

É óbvio que ter qualidade de vida é diferente de viver sem problemas. Porém, tem vida de qualidade o indivíduo que consegue lidar com os desafios cotidianos com clareza e otimismo, sem se deixar levar pelos aspectos negativos e pelas dificuldades que encontra.

Também se relacionam com qualidade de vida o bem-estar e a autoestima, que podem ser alcançados justamente encontrando o equilíbrio nas mais variadas áreas da vida. E isso passa pelo bem-estar físico (saúde), por boas relações interpessoais, vida espiritual satisfatória e a percepção de sentido no trabalho e nas atividades rotineiras.

 

É possível alcançar qualidade de vida?

Como visto até aqui, qualidade de vida é bem mais que padrão de vida. Alguém que tenha um alto padrão de vida, para quem os recursos materiais estão sempre em abundância, pode sofrer com falta de qualidade de vida, ao passo que outra pessoa, com menos recursos, pode gozar de qualidade de vida.

Então chegamos a um ponto crucial: qualidade de vida depende mais de recursos internos do que de recursos externos.

É bem verdade que possuir recursos externos facilita alguns processos, porém somente isso é insuficiente para uma boa vida. Força de vontade, coragem, motivação e autossuperação são valores mais importantes no processo de alcançar o equilíbrio.

Logo, é possível sim obter qualidade de vida. E a boa notícia é que já temos o que precisamos para isso.

 

Como alcançar qualidade de vida?

Todos nascemos equipados com o que precisamos para viver bem. Acontece que, no decorrer da vida, muitos perdemos a capacidade de lidar com as ferramentas necessárias para isso. Logo, o primeiro passo é resgatar essas ferramentas. E a melhor maneira para proceder esse resgate é o autoconhecimento.

O autoconhecimento é um caminho, no qual aprendemos mais de nós mesmos. Por ele, é possível identificar nossos pontos fortes e aprimorarmos esses pontos. Também podemos perceber características que temos e deixamos de usar, por conta de crenças limitantes. A partir daí, abre-se uma gama de oportunidades, e descobrimos que o que falta é somente a vontade de transformar a realidade naquilo que desejamos.

Substituindo pensamentos limitadores – que paralisam – por crenças fortalecedoras, o indivíduo tem a condição de dar novos passos em direção à plenitude, construindo a sua melhor versão.

 

Ter qualidade de vida é conseguir encontrar equilíbrio nas diversas áreas da vida, além de encarar os desafios de maneira objetiva. Pode parecer difícil, porém todos temos o que precisamos para isso: nossos recursos internos. Com o autoconhecimento, é possível lançar mão desses recursos e, pouco a pouco, alcançar a plenitude como indivíduo.

Ficou interessado nesse assunto? Então garanta seu exemplar do livro Não seja vazio, com a participação dos coaches Ronaldo Pazini e Douglas De Matteu, PhD, que criaram um guia para os leitores encontrarem o melhor de si com seus próprios recursos internos. A proposta dos autores é motivá-los na busca da sua melhor versão, promovendo bem-estar individual, nas relações interpessoais e no relacionamento do self. Aproveite essa chance!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código