Como inovar na sua empresa?

[et_social_share]

Inovação é chave para competitividade

Nenhuma empresa sobrevive em qualquer mercado que seja sem passar por algum processo de inovação. Eles são necessários e presentes durante a vida de todo negócio. Seja visando alavancar as atividades, seja visando reduzir os custos, a verdade é que a busca por essas renovações garantem a sobrevivência no ramo. Atualmente, conseguimos observar que tais inovações ocorrem de três formas distintas:

Incremental: visando pequenos movimentos, a inovação incremental, teorizada por Joseph Schumpeter em 1939, traz mudanças mais sutis de produtos ou serviços já existentes. Essa é uma forma de se alcançar pequenas respostas num curto espaço de tempo. É a opção ideal para quem não busca um grande impacto nos seus negócios. Por ser mais segura e também mais barata, é a alternativa mais procurada por quem quer apenas melhorar ou manter seu ranqueamento no mercado em que se encontra. O IPhone é um modelo clássico desse tipo de inovação. Ao se atualizar anualmente, ele garante sua posição de destaque e mantém aceso o desejo de seus consumidores continuarem adquirindo um novo aparelho.

 

Radical: como o próprio nome já indica, trata-se de uma opção mais agressiva. Denominada por Kim e Mauborgne como a estratégia do “oceano azul”, busca novos mares em vez de explorar o que já se ocupa; amplia os horizontes para os quais se deve mirar. Acompanhando a nomenclatura dos autores, observa-se também os mercados por onde não deve-se nadar, os nomeados como “mar vermelho”. Nessa opção a intenção é mudar completamente o jogo. Assim, alcançam-se respostas maiores, ainda que a um prazo mais longo. O Picpay surgiu de uma inovação radical. Iniciado com o intuito de ser uma forma de pagamento entre amigos, acabou alcançando um patamar muito alto e ficou como líder do seu nicho por alguns anos. A implementação do novo meio de fazer pagamentos não aniquilou os demais, mas abriu um espaço inédito até seu surgimento.

 

Disruptiva: com a finalidade de prever o sucesso da empresa, a inovação disruptiva chega com o intuito de causar um grande impacto. Apresentando soluções simples e de baixo custo, tem a intenção de transformar ou substituir um produto ou serviço por recurso superior. Trata basicamente de um processo que muda o comportamento de consumo do cliente daquele determinado nicho, o que acaba compelindo a solução anterior a desaparecer. Apesar de costumeiramente ser mais simples e agregar uma diminuição de preços, a ideia aqui é de que a qualidade do serviço ou produto apresentado ao final seja superior à anterior. A exemplo temos o Spotify, que, ao surgir, praticamente aboliu o consumo de música por CDs.

 

Uma também importante estratégia de inovação a ser reparada é a ambidestria organizacional. Necessária para sustentar um alto grau de eficiência que se some a um alto grau de inovação, ela dita a capacidade da empresa de entregar ao cliente o que ele quer, antes mesmo de ele pedir. Dessa forma, consegue-se aliar a inovação incremental à disruptiva. Isso faz com que a corporação se torne ainda mais competitiva.

A capacidade de ter uma empresa inovadora e eficiente ao mesmo tempo requer que o equilíbrio entre estabilidade e novidade seja estabelecido. A inovação é um ato que traz consigo muitos riscos, então é necessário que a base da empresa esteja muito sólida. Vê-se isso ocorrer atualmente com a Amazon. Sua base, a venda e entrega online, passa por frequentes inovações incrementais. Torna-se cada vez mais sólida e segura. Isso proporciona um campo perfeito para que inovações radicais, como a Amazon Go, possam surgir. Ainda no meio de comércio, que é sua base, ela consegue o equilíbrio perfeito para navegar por um novo mar, o das lojas físicas, e ainda apimentar a ideia com a questão da implementação de uma venda sem caixa ou checkout.

Essa grande pauta de técnicas para que a empresa tenha seu almejado sucesso parece ser bastante complicada. E pode realmente ser, caso não haja o devido preparo. Todo o processo pode ser facilitado e acompanhado por um coach. Ele poderá ministrar cursos para que os colaboradores e dirigentes possam ter uma evolução profissional e pessoal da forma mais proveitosa possível. Alinhar os ideais da empresa, apresentar as intenções e desejos de inovação e preparar todos os envolvidos é um passo relevante para que o êxito seja alcançado ao final do projeto. O coach poderá transformar toda a potencialidade da sua empresa em uma brilhante realidade. Dê a oportunidade de sua equipe evoluir.

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código