Como mudar de carreira?

[et_social_share]

Você se lembra de como eram as carreiras algumas décadas atrás? Estáticas, na maioria das vezes; se uma pessoa começasse a trabalhar em uma profissão, ficava na mesma carreira até a aposentadoria.

Hoje em dia é bem diferente: as pessoas já estão mais à vontade para mudar de atividade, e isso independentemente da carreira ou da idade.

E como fazer essa transição? É o que vamos ver no artigo que segue!

 

Mudança de carreira: é possível?

Como falamos no início, hoje em dia essa mudança pode ser feita com tranquilidade. Isso porque temos atualmente acesso a muita informação; além disso, a sociedade como um todo incentiva a busca por fazer do trabalho uma fonte de prazer. Sendo assim, fazer uma transição de carreira é algo totalmente normalizado e possível.

Como qualquer mudança, é necessário que alguns aspectos sejam observados, de modo que ela seja feita da melhor maneira possível, trazendo os resultados esperados.

E quais são esses aspectos? É o que veremos a seguir.

 

Como mudar de carreira?

Para uma transição tranquila e de sucesso, atente-se aos seguintes aspectos:

Autoconhecimento: trabalho é algo a que nos entregamos e com que passamos grande parte da vida. Logo, é necessário se conhecer para saber do que gosta, como se realiza, qual tipo de atividade desenvolve com facilidade e satisfação.

Planejamento: uma mudança de carreira depende de um bom planejamento. Descobriu qual atividade quer seguir? Procure cursos, informe-se sobre ela, leia a respeito, coloque no papel suas metas em relação à nova carreira. Lembre-se de fazer uma reserva financeira que o ampare durante a transição. Observe como o mercado de trabalho age em relação à carreira escolhida. Lembre-se, porém, que profissionais dedicados e motivados conseguem “furar” até as piores expectativas do mercado.

Networking: antes mesmo de mudar de carreira, estabeleça contato com profissionais que já a desenvolvem. Convide para um café, converse, peça dicas de práticas e de outras pessoas envolvidas nesta profissão. Criando essa rede e informando-a do seu desejo de migrar para essa nova atividade, você terá mais oportunidades de começar a desenvolver seu novo trabalho.

Informação: procure por fontes de informação tanto teórica quanto prática da sua nova carreira. Estude bastante, mas saiba que nem todo o estudo disponível vai cobrir todos os pontos. Esteja preparado para os erros; inclusive informe-se sobre eles também. Busque saber de pessoas que já trilharam esse caminho que você escolheu como elas conseguiram experiência na área, e como aprenderam a partir de seus erros.

–  Resiliência: muitas vezes o caminho para começar uma nova atividade é repleto de desafios e dificuldades. E isso é perfeitamente justificável, pois a experiência ainda está sendo construída. Seja resiliente e se esforce um pouco mais; saia da zona de conforto. Continue trabalhando, sem desanimar.

Fazer uma transição de carreira é algo perfeitamente possível hoje em dia, dadas as muitas oportunidades que o mundo oferece. É necessário, no entanto, que alguns pontos sejam observados para que essa transição seja feita e você obtenha os resultados esperados.

Com autoconhecimento, planejamento, networking, informação e resiliência é possível fazer esse processo. E agora, que você já sabe como mudar de carreira, o que acha de começar a colocar seu plano em prática? O IAPerforma pode auxiliar você nesse novo caminho. Bem-vindo à nova vida!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código