Como reduzir o absenteísmo e o turnover?

[et_social_share]

Os colaboradores são fundamentais em qualquer organização, afinal, sem eles empresa alguma consegue realizar suas atividades. Sendo assim, para que a saúde organizacional caminhe bem, é necessário manter equipes qualificadas e bem estruturadas, o que ainda representa um desafio para muitas empresas. E isso passa por diminuir as taxas de absenteísmo e turnover. Mas como conseguir fazer uma boa gestão de pessoas? Saiba mais no texto a seguir.

Absenteísmo e turnover: do que se trata?

São conceitos que devem ser tratados de perto pelo setor de recursos humanos, pois se referem à gestão de pessoas e têm impacto direto nos resultados de qualquer empresa.

O termo absenteísmo trata do total de tempo perdido por ausências do colaborador no ambiente de trabalho, seja por faltas, atrasos ou saídas antecipadas, justificadas ou não.

Abolir totalmente o absenteísmo é impossível, pois podem ocorrer imprevistos, como trânsito congestionado, eventos naturais (grandes chuvas, por exemplo), problemas de saúde. No entanto, quando há o excesso de ausências é importante verificar o que pode estar causando esse aumento de faltas ou atrasos.

o turnover se refere ao índice de rotatividade – admissões e demissões – de colaboradores em uma empresa. Uma empresa que apresenta um giro muito rápido de entrada e saída de funcionários precisa identificar as causas dessa baixa retenção de talentos. Alto turnover gera muitos custos, pois admitir e capacitar uma equipe implica tempo, recursos financeiros e psicológicos.

Esses dois fatores – turnover e absenteísmo – podem gerar outras dificuldades internas, como um constante remanejamento de tarefas e posições (causando descontentamento naqueles que ficam com mais responsabilidades), falta de entrosamento entre os colaboradores, desconfiança em relação à governança, diminuição do engajamento e recrutamento e treinamento constantes.

Essas condições prejudicam o andamento das atividades da organização, gerando custos e diminuição da qualidade dos serviços prestados, o que impacta diretamente os resultados.

 

Como reduzir os índices de absenteísmo e turnover?

Existem algumas práticas que ajudam a diminuir consideravelmente essas taxas. Veja algumas a seguir:

Aperfeiçoar o processo seletivo: identificar os perfis que mais se adaptem à vaga e à cultura da empresa é fundamental. Há processos que automatizam o processo seletivo, aumentando as chances de uma contratação mais acertada.

Valorizar o funcionário: um colaborador que percebe ser possível planejar sua carreira dentro da organização sente-se motivado a trabalhar com compromisso e dedicação. O mesmo ocorre quando ele é premiado ao alcançar as metas propostas. Plano de carreira, bônus e premiações são motivadores poderosos para retenção de talentos.

Desenvolver a qualidade de vida no trabalho: pausas de tempos em tempos, ginástica laboral, locais de descanso e atenção ao clima organizacional são boas iniciativas. Criar programas de incentivo à prática de exercícios físicos, boa alimentação e manejo do estresse, além de palestras sobre saúde física e mental são alguns exemplos de atividades que podem reduzir faltas e turnover.

Criar uma cultura de feedback: o colaborador que sabe quais são seus pontos fortes e os de melhoria vai buscar aperfeiçoar suas habilidades. Um canal de comunicação aberto é importante para isso, e aprimorar esse quesito também é fundamental.

Absenteísmo e turnover são o reflexo de uma gestão deficiente de pessoas. Colaboradores desmotivados, sobrecarregados e desvalorizados podem prejudicar – e muito – uma empresa. Porém, é possível reverter esse cenário, melhorando os processos seletivos e implantando programas que valorizem os talentos de uma equipe. Agora que você entendeu como reduzir o absenteísmo e o turnover, é hora de verificar como está a gestão de pessoas em sua empresa. Mãos à obra!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código