Como vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos?

[et_social_share]

Imagine a seguinte situação: você tem uma tarefa importante para executar, que demanda um pouco de trabalho. Então você percebe que precisa arrumar sua mesa antes, afinal, somos mais produtivos em ambientes organizados. E precisa pegar água também. Ah, tem alguns e-mails para responder, melhor fazer isso logo. Resolver pequenas pendências também, para que sua concentração fique intacta para a tal tarefa importante. Aí, no final do dia, percebe que deixou de fazer a tarefa, fica insatisfeito consigo mesmo e vaticina: “amanhã eu faço”. Conseguiu visualizar a situação? É provável que sim, pois muitos sofrem com a procrastinação. Mas é possível vencer esse mal! Saiba mais no artigo a seguir.

 

O que é a procrastinação?

Procrastinar é, basicamente, adiar o máximo possível a realização de uma tarefa, o que pode gerar inúmeros prejuízos.

Um deles é a insatisfação consigo mesmo. Quem deixa de fazer algo por procrastinação tem uma recompensa imediata, que é o prazer de ter fugido de algo indesejável. Mas, ao final de um período, a tendência é a insatisfação substituir essa enganosa sensação de bem-estar. Isso porque a tarefa ainda precisa ser feita, e o tempo foi gasto com outras atividades.

As empresas também são prejudicadas quando seus colaboradores procrastinam. Prazos podem ser perdidos, projetos deixam de ser feitos a tempo, sem contar a qualidade das tarefas: como procrastinadores adiam o máximo a realização do que deve ser realizado, costumam fazer tudo às pressas. Essa atitude compromete, e muito, a excelência de projetos.

Nas relações interpessoais a procrastinação também é uma atitude indesejável. Pense naquela pessoa que prometeu fazer uma certa coisa e segue adiando: o parceiro certamente ficará insatisfeito. Ou ainda no indivíduo que procrastinou na empresa e acabou levando trabalho para casa: seu tempo com a família é diminuído, o que prejudica a dinâmica desses relacionamentos.

 

Por que procrastinamos?

Esse comportamento está relacionado a alguns fatores, como a característica da tarefa a ser realizada e o perfeccionismo.

É mais difícil alguém adiar uma tarefa que considera fácil e prazerosa. Geralmente procrastina-se atividades tidas como desagradáveis por quem precisa desenvolvê-la. Tarefas identificadas como pouco importantes ou que não geram propósito também costumam ser adiadas.

Pessoas perfeccionistas tendem a ser mais procrastinadoras, pois desejam entregar tarefas isentas de falhas. Porém, na impossibilidade de isso acontecer, acabam adiando ao máximo a realização, pois o nível de dificuldade de uma tarefa perfeita é alto, e a percepção de dificuldade é um fator que leva à procrastinação.

 

Como vencer a procrastinação?

O ato de procrastinar é um comportamento e, como tal, pode ser modificado. Veja a seguir algumas dicas para vencer a procrastinação:

Divida a tarefa em partes menores e objetivas: uma tarefa grande pode desanimar, mas fracioná-la e tornar clara cada parte dela ajuda na sua realização.

Faça intervalos: utilize um timer e lance mão da Técnica Pomodoro, que consiste em focar totalmente na atividade por um período, com pequenos intervalos.

Retire do ambiente os focos de distração: se as redes sociais são um empecilho, desative as notificações do seu celular. Se seu objetivo é uma reeducação alimentar, deixe de comprar produtos que prejudiquem sua saúde.

Peça ajuda: se for possível, terceiriza a tarefa ou peça ajuda para a realização de alguma parte dela.

Deixe o perfeccionismo de lado: comece com o que tem em mãos, da maneira que pode fazer agora. Em um momento seguinte, após o término da tarefa, volte aparando as arestas.

 

Procrastinar é uma prática muito comum e que pode trazer inúmeros prejuízos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.  A boa notícia é que dá para vencer esse comportamento com mudança de hábitos e foco. Agora depende de você: quer alcançar seus objetivos de maneira mais produtiva? Coloque em práticas as dicas deste texto e comece a ver a diferença em sua vida!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código