Estratégias vencedoras para negociação

[et_social_share]

 

Negociar é algo que fazemos quase todos os dias, mesmo sem perceber, independentemente da área em que atuamos. Em todos os relacionamentos há algum tipo de negociação: filhos que tentam convencer os pais da necessidade de saírem com seus amigos; uma pessoa que procura um bem para comprar e pesquisa os melhores preços nas lojas, o funcionário que pede um aumento de salário. Uma boa negociação pode levar você ao encontro dos seus objetivos.

Ficou convencido da importância dessa habilidade? O texto a seguir lista 7 estratégias vencedoras para negociação. Confira!

 

Negociar é uma habilidade

Como foi dito, todos nós já negociamos e vamos continuar precisando negociar ao longo da vida, e isso acontece nas mais diversas áreas. Se dominarmos algumas táticas de negociação, as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

Negociar é uma habilidade e, como tal, pode ser aprendida por qualquer pessoa. Basta conhecer as estratégias vencedoras de negociação e prática. Vamos a elas.

 

Estratégias vencedoras para negociação

  1. Conheça a pessoa com quem você vai negociar: uma negociação é, antes de tudo, um relacionamento. Ainda que seja entre empresas, você deve acertar as bases com uma pessoa, não com uma entidade. Sendo assim, é importante estabelecer o perfil desse indivíduo, de modo a saber qual seu estilo de comunicação, seus valores (ou os da empresa que ele representa), entre outros aspectos.

 

  1. Observe a outra pessoa: no caso da impossibilidade do conhecimento prévio da pessoa com quem se negocia, a dica é ser um observador atento. Perceba a linguagem corporal, as palavras utilizadas, o estilo de comunicação. Aproveite para praticar o rapport; suas chances de conexão com essa pessoa certamente aumentarão.

 

  1. Use a criatividade: ser criativo é uma qualidade importante para quem quer ser um mestre da negociação. Nem sempre seu planejamento vai ser seguido à risca, e às vezes será necessário improvisar. Novos caminhos podem vir da conversa com a outra parte; logo esteja atento em todos os momentos. Isso também se aplica a situações em que a negociação tender à tensão: pense em saídas alternativas.

 

  1. Pratique a paciência: você pode encontrar um cliente inflexível algum dia, certo? Seja você a parte que aguarda, que pondera, que age com flexibilidade. Exercer a empatia, ouvir a outra parte, entender suas dores são ações essenciais para esse relacionamento que é a negociação.

 

  1. Equilibre razão e emoção: uma boa negociação pode ser feita com base em técnicas, mas aqui estamos lidando com pessoas. Logo, é importante ter em mente que as técnicas são ótimas e funcionais, mas há de ser ter um espaço para a humanidade. Afinal, a emoção também é forte motivadora da procura de produtos e serviços.

 

  1. Informe-se sobre habilidades de negociação: converse com pessoas que negociam bem, leia livros e artigos como este que você está lendo agora, procure um mentor ou treinador. Prepare-se também intelectualmente para essa atividade.

 

  1. Cuide de sua imagem: atente-se à sua aparência, para que ela deixe transparecer competência e confiança. Seja educado e gentil, escute com atenção e conceda o tempo necessário para a outra pessoa expor suas razões. Assim, você será percebido com uma pessoa agradável, o que também aumenta a possibilidade de sucesso no negócio.

 

Negociar é algo que fazemos cotidianamente, em todas as relações pessoais. Ao contrário do que podem pensar, essa habilidade pode ser aprendida e colocada em prática, auxiliando na conquista de objetivos. Agora que você conheceu 7 estratégias vencedoras para negociação, coloque-as em ação e prepare-se para fechar muitos negócios! E lembre-se: se precisar de ajuda, o IAPerforma está à disposição para auxiliar você na conquista dessa habilidade. Bons negócios!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código