Inbound recruiting: saiba como atrair os melhores talentos para sua empresa

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Quem trabalha na área de recursos humanos sabe: encontrar o profissional ideal para a sua empresa é uma tarefa complicada. Como saber se o candidato vai se adequar à cultura da empresa? Será que ele tem o perfil da vaga? Para suprir essa necessidade surgiu o inbound recruiting. Ficou interessado? Leia o texto a seguir.

 

O que é inbound recruiting?

A área de marketing é um celeiro de novidades, pois busca se adaptar às mudanças da sociedade com rapidez. E é do marketing que vem o conceito inbound: uma maneira de se relacionar com o consumidor, de forma a acompanhá-lo desde o primeiro contato até a consumação desse relacionamento, no caso, uma compra. Essa construção se dá por meio de conteúdos de valor, pelos quais o consumidor conhece a marca ou produto e estabelece uma relação de confiança.

O inbound recruiting funciona da mesma maneira. O candidato em potencial é contatado em redes sociais, sites de vagas, faculdades e outros ambientes que tenham um objetivo em comum com a empresa.

A partir daí, inicia-se um relacionamento com os potenciais candidatos através de artigos que possam ser interessantes a ele, e-books, webinars, tendo o e-mail com mediador principal. O intuito é estar em contato constante, de maneira que ele fique inteirado da sua empresa, missão, valores e cultura.

Logo depois vem a fase de segmentação: o candidato em potencial recebe conteúdo de acordo com seu momento profissional ou área de interesse, entre outras particularidades. Ele vai enxergar sua empresa como uma autoridade em sua área, desenvolvendo confiança. E sua empresa terá um grande aporte de talentos devidamente educados sobre ela e sua cultura.

 

Quais são os benefícios do inbound recruiting?

Esse método permite que os processos seletivos sejam mais assertivos. Isso certamente também diminui o custo com divulgação de vagas e faz com que o tempo seja mais bem utilizado.

Além disso, o inbound recruiting diminui a taxa de turnover, pois a chance de o candidato ter o perfil da empresa é maior. Ele já conhece a sua empresa, logo o engajamento e a motivação para o trabalho estão presentes antes mesmo do início do processo seletivo.

A reputação da sua empresa é positivamente afetada. Como houve a construção de um relacionamento, com a oferta de conteúdos interessantes ao possível candidato, a empresa é vista como autoridade em sua área. E mais: ela ganhará notoriedade no mercado como boa empregadora, o que certamente atrairá mais talentos.

Como integrar o inbound recruiting a minha empresa?

Esse processo tem as seguintes etapas:

Atração: momento em que os possíveis candidatos têm o primeiro contato com a sua empresa. Aqui é interessante ter áreas de vagas que sejam cativantes e bem-elaboradas.

Conversão: quando essas pessoas decidem acompanhar sua empresa. É importante, nesse momento, manter contato com os talentos, de modo a oferecer conteúdo que seja interessante, por meio de diversos canais.

Engajamento: quando de fato esses talentos decidem por participar de um processo seletivo da sua empresa. Mantenha todos os escolhidos cientes das etapas do processo de seleção, inclusive do resultado de cada uma delas.

Contratação: é o fechamento do processo. Escolhido o candidato ideal para a vaga, é interessante fazer uma pesquisa de satisfação sobre o processo seletivo, a partir da qual será possível avaliar os resultados do inbound recruiting, com o objetivo de aprimorar esse processo no que for possível.

Encontrar um candidato que seja o match perfeito para a vaga disponível em sua empresa pode ser difícil. Há uma série de questões que devem ser consideradas, o que pode tomar tempo e gerar despesas. O inbound recruiting vem para melhorar esse processo, refinando as escolhas possível e criando a melhor experiência tanto para o candidato quanto para a empresa. Muitas organizações já estão utilizando o inbound recruiting e tendo ótimos resultados. Incorpore também essa prática e veja os resultados!

 

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