MINDSET DE CRESCIMENTO X MINDSET FIXO.

[et_social_share]

Mindset refere-se ao seu modelo mental, que condensa sua forma de pensar, suas crenças e a forma que você interpreta o mundo e como reage a ele, está atrelado à sua opinião sobre você mesmo.

Mindset refere-se ao seu modelo mental, que condensa sua forma de pensar, suas crenças e a forma que você interpreta o mundo e como reage a ele, está atrelado à sua opinião sobre você mesmo. A pesquisadora e professora de psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck, PhD, em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, discorre com profundidade sobre pessoas que conquistam o sucesso e  que não os alcançam. Para a autora, esse resultado depende muito do seu mindset, se é fixo, ou seja, inteligência estática, ou se tem mindset de crescimento, ou seja, sua inteligência pode ser desenvolvida.  De acordo com Dweck(2017):

Quem tem mindset fixo: geralmente evita desafios, fica na defensiva e tende a desistir facilmente quando encontra obstáculos para realizar seus objetivos, considera que esforço é infrutífero, inadequado, resistente a feedbacks, sente-se ameaçado pelo sucesso dos outros e tende acomodar-se com as situações. Acredita que sua inteligência é estática.

Quem tem mindset de crescimento: gosta de desafios e encara-os como oportunidade de aprendizado e crescimento, quando encontra adversidades, obstáculos, persiste e busca formas de superá-los, acredita na dedicação e esforço como caminho para alcançar os resultados, geralmente é mais aberto a feedbacks e aprende com eles. Diante do sucesso dos outros encontra inspiração e aprendizados. Acredita que é capaz de mudar sua inteligência mediante a dedicação.

A autora defende que esforço é fundamental para ter sucesso e que quem evita o esforço geralmente adota um mindset fixo, ao passo que quem se esforça, assume um mindset de crescimento.  Quem tem mindset fixo tende a temer se esforçar e fracassar e ficar sem desculpas para os seus resultados, acreditar que os gênios não precisam se esforçar para alcançar os resultados e por isso evitam esforço e tendem a colher resultados mais tímidos.

Já quem tem mindset de crescimento, desacredita no fracasso e o considera apenas como uma oportunidade de aprender algo novo, assumem a responsabilidade sobre os resultados; os de mindset fixo preferem culpar as pessoas ou o sistema por seus limitados resultados.

Diante da caracterização apresentada, você tem que tipo de mindset? O mais importante é que independente do seu mindset você pode mudar e pode aumentar o seu nível de inteligência, você pode aprender coisas novas, tornar-se uma pessoa melhor. Pessoas de mindset de crescimento sabem que tempo e dedicação são fundamentais para florescer seu potencial.

Desafio você a aprender algo novo, a ler esse livro, compartilhar esse material e adotar uma postura de mindset de crescimento.

Prof. Douglas de Matteu, PhD, CEO do IAPerforma, Master Coach, Trainer em PNL, Escritor de diversos livros.

Contato: douglas@iaperforma.com.br – www.iaperforma.com.br

[et_social_share]
Outras Postagens

Coaching na educação: uma metodologia de alta performance

IAPerforma inova e aceita Bitcoins como forma de Pagamento

Prof. Douglas de Matteu, PhD lança mais um livro: Os Segredos do Coaching Cristão