O poder da autorresponsabilidade

[et_social_share]

Uma ação que muitos praticam – até mesmo sem perceber – é transferir as consequências de seus próprios atos para outras pessoas ou circunstâncias.

O relatório que não foi entregue porque o colega de trabalho não passou todos os dados, o atraso no compromisso porque estava longe e o transporte demorou, a ofensa proferida porque o outro provocou. Muitas são as desculpas possíveis para uma gama quase infinita de situações. Para identificar o que é fato e o que é justificativa, há o conceito de autorresponsabilidade. Conheça, no texto a seguir, o que é autorresponsabilidade e seu poder.

 

O que é autorresponsabilidade?

Antes de conceituar autorresponsabilidade, é preciso saber o que é responsabilidade: o dever de arcar com as consequências de atos praticados por si. Logo, autorresponsabilidade é a capacidade de assumir as consequências, positivas ou negativas, dos atos praticados por você.

Essa prática vai de encontro à transferência de culpa: pode ser, ainda que momentaneamente, mais fácil colocar a responsabilidade pelo fracasso em outra pessoa ou nas circunstâncias, entretanto essa prática pode levar à frustração e à estagnação. Assumir a responsabilidade do que acontece na própria vida, ainda que pareça complicado à primeira vista, é libertador. A autorresponsabilidade coloca o poder de definir a vida que se quer viver nas suas próprias mãos: se você é o responsável pela sua vida, pode conseguir os resultados que quer por meio de suas ações.

Além de ser libertadora, uma postura autorresponsável é construtiva. Retomando as situações do começo do texto, com essa nova visão, o que se tem é:

“Se eu tivesse solicitado todos os dados ao meu colega de trabalho, teria entregado o relatório a tempo.”

“Para evitar chegar atrasado em compromissos, preciso considerar a distância e o tempo do transporte.”

“Por mais que me provoquem, é minha escolha ofender ou não ofender alguém.”

É possível perceber que, por mais que circunstâncias e pessoas estejam fora do controle, você está no controle de suas ações. Logo, o poder de definir como serão seus atos, reações e próximos passos é seu. E isso, além de libertador, é construtivo.

 

Benefícios da autorresponsabilidade

Uma pessoa autorresponsável, além de poder definir o que fazer com o que tem em mãos em cada circunstância, tem inúmeros benefícios, tais como:

– Desenvolvimento pessoal;

– Resiliência;

– Visão otimista das situações;

– Aumento da inteligência emocional;

– Diminuição de frustração;

– Aumento da autoestima;

– Relacionamentos interpessoais mais assertivos, inclusive no ambiente profissional;

– Postura mais clara e aumento da produtividade no trabalho.

Como desenvolver a autorresponsabilidade?

É importante identificar as justificativas que você se dá nas mais variadas circunstâncias, para, a partir delas, perceber de que maneira você pode agir em seu favor. Isso não significa culpar-se por fracassos; ao contrário: você reconhece seus limites e sabe que alguns deles são perfeitamente transponíveis.

Isso implica em mudar alguns hábitos e pensamentos: refletir sobre cada ação e começar a ser proativo é um bom começo. A partir do momento que você perceber que cada ação tomada em prol de seus objetivos gera resultados desejados, sua autoconfiança é turbinada, assim como sua autoestima.

Por fim, faça suas próprias escolhas com base em seus valores. Aconselhar-se é sábio, porém, é diferente de se deixar influenciar por outras pessoas. Olha para dentro de si, identifique o que deseja para sua vida, planeje e aja.

A autorresponsabilidade é a capacidade de tomar para si as rédeas da própria vida. É uma atitude libertadora e que traz vários benefícios, tanto para si quanto para o seu entorno. Pessoas que desenvolvem a autorresponsabilidade conseguem melhorar seus relacionamentos, ter uma vida mais equilibrada e, além disso, mais produtiva. Agora que conhece o poder da autorresponsabilidade, o que acha de começar a desenvolvê-la? Você só tem a ganhar! Permita-se e se surpreenda!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código