Pensamento sistêmico: Conheça as três regras que podem acelerar os seu SUCESSO!

[et_social_share]

Como alcançar resultados em um mundo tão complexo e sistêmico? Como posso gerenciar diversas informações, demandas e conseguir me posicionar de forma assertiva?

São tantas as variáveis que impactam a nossa vida, família, trabalho, dinheiro, economia, politica, saúde, gestão das emoções…

O pensamento sistêmico tem como eixo principal estudar os sistemas, ou seja, as entradas, processamentos, a saída e os feedbacks; somos cercados por sistemas: político, financeiro, legislativo, de trânsito, respiratório e assim por diante. Entender mais sobre os sistemas pode contribuir com estratégias para você lidar com esses desafios e alcançar maiores e melhores resultados.

Pensar sistemicamente é compreender o todo, as partes e suas relações. Em síntese oferta um olhar abrangente e complexo, porém aqui vamos para um contexto prático para sua vida.

O que é mais importante: a regra do jogo ou o jogador? Talvez sua resposta seja o jogador, sinto muito, sua resposta está equivocada. Lembre-se de sempre se lembrar: “a regra é mais importante que o jogador”.

Isso significa que só existe jogo se tiver regra, ou seja, você precisa pensar nas regras do jogo, existe o jogo financeiro, o jogo corporativo e até o jogo nos relacionamentos, entenda aqui jogo como um sistema.

Para vencer o jogo da vida ou nos negócios, entre outros é fundamental compreender as regras e respeitá-las!

Hierarquia: Para que o sistema funcione adequadamente você precisa obedecer às regras do jogo, e uma das fundamentais, é respeitar a hierarquia, ou seja, a ordem. O funcionário deve respeitar o seu superior; os alunos, o seu professor / coordenador / diretor; os filhos, os seus pais. Honrar a hierarquia pode parecer algo simples, porém muitas pessoas estão querendo ir contra a regra e estão perdendo o jogo. Respeite as hierarquias.

Dar e receber: Um relacionamento, uma relação de emprego, em diversos contextos, você pode aplicar esse “princípio”, que preconiza que é necessário ter um equilíbrio entre em dar e receber. Se a empresa exige muito do funcionário e não remunera de forma equilibrada, então o sistema está desregulado. Se uma pessoa adquirir um produto, espera recebê-lo e que o mesmo atenda a sua demanda. A empresa por sua vez, deseja receber corretamente. Se uma das partes, não cumprir o seu papel, o sistema fica desequilibrado. Infelizmente, existem pessoas que desejam colher frutos sem plantá-los, pode isso? Exemplo: a pessoa entra em um sistema de marketing rede, ou numa empresa e já deseja estar numa alta posição e/ou com elevados ganhos. A pergunta é: o quanto você “deu”, ou seja, se dedicou verdadeiramente para colher os resultados almejados? Muitas vezes isso acontece nos relacionamentos também, exige-se muito e doa-se pouco. Que tal buscar o equilíbrio entre dar e receber?

O indivíduo mais flexível domina o sistema: Algumas pessoas são rígidas como vidro e cedo ou tarde em um embate ficará aos pedaços. As vezes, por fora, é uma fortaleza e por dentro está vulnerável e ou destruído. Imagine agora nos diversos relacionamentos que você tem. Pense nos sistemas que você faz parte, imagine que se você quiser usar as regras de um único sistema, por exemplo, no seu sistema familiar existem regras e costumes que orientam o comportamento daquele grupo, se você usar os mesmos referencias na sua vida profissional ou acadêmica pode eventualmente se frustrar com os resultados, logo para se destacar, seja flexível, seja como água que toma a forma do recipiente e você terá excelentes resultados.

Responda verdadeiramente: Você tem respeitado as hierarquias nos sistemas aos quais pertence? Você tem equilibrado o sistema no sentido de dar e receber? Você tem sido flexível nos sistemas? Tem sido inclusive flexível com você mesmo? O que você aprendeu com esse breve artigo? E o que pode fazer diferente considerando as regras do jogo?

[et_social_share]
Outras Postagens

Coaching na educação: uma metodologia de alta performance

IAPerforma inova e aceita Bitcoins como forma de Pagamento

MINDSET DE CRESCIMENTO X MINDSET FIXO.