5 dicas para resolver problemas de comunicação interna

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Muitos gestores investem recursos em estratégias de marketing para encantar seus clientes, a fim de obterem melhores resultados. É uma ação louvável, afinal, as empresas visam lucro. Porém, é necessário lembrar de desenvolver uma comunicação interna eficiente, de modo a ter um bom relacionamento também os colaboradores. No artigo a seguir, falaremos sobre esse assunto, e daremos 5 dicas para resolver os problemas de comunicação interna.

Muitos gestores investem recursos em estratégias de marketing para encantar seus clientes, a fim de obterem melhores resultados. É uma ação louvável, afinal, as empresas visam lucro. Porém, é necessário lembrar de desenvolver uma comunicação interna eficiente, de modo a ter um bom relacionamento também os colaboradores. No artigo a seguir, falaremos sobre esse assunto, e daremos 5 dicas para resolver os problemas de comunicação interna.

 

Comunicação interna: o que é e para que serve?

Uma empresa é formada por pessoas contratadas para desenvolver atividades correlatas ao ramo de negócios. Essas pessoas precisam saber o que se passa na empresa; a troca de informações é essencial para que as atividades sejam bem-feitas.

A comunicação interna cumpre esse papel de ser o canal de troca de informações, de maneira, oficial, entre as diversas áreas que compõem uma organização. Sem uma eficiente comunicação interna, podem ocorrer diversos prejuízos por falta de informações.

É essencial manter todos os colaboradores cientes do que acontece dentro da empresa. Porém, os meios usados até pouco tempo atrás, como mural e jornal, já estão obsoletos e não atraem mais a atenção, gerando falhas de comunicação e, por consequência, prejuízos diversos.

Problemas causados pela falta de comunicação interna

A falha na troca de informações bem-sucedida em uma empresa pode causar vários problemas. Veja alguns a seguir:

– Suposições por falta de informação ou por informação mal esclarecida;

– Mal-entendidos causados por linguagem inadequada;

– Ruídos de comunicação por falta de padronização;

– Atraso de processos por falta de informação;

– Desconfiança dos colaboradores em relação à organização, por falta de clareza.

Além disso, cria-se um clima de insegurança sem informações corretas e oficiais. Fofocas vindas da famosa “rádio peão” tomam conta da empresa, minando a confiança, tirando a atenção e desmotivando os colaboradores. Sem dúvida, é mais vantajoso investir em canais de comunicação interna.

 

Como resolver problemas de comunicação interna?

Seguem 5 dicas para alcançar uma troca de informação eficaz:

  1. Envolver os líderes: desenvolver habilidades de comunicação na liderança conecta os colaboradores aos objetivos da empresa. No entanto, muitos líderes precisam ter essa habilidade desenvolvida. A solução é capacitá-los, por meio de treinamentos constantes, a serem agentes de comunicação.
  2. Definir um canal oficial de comunicação: é mais produtivo que toda a empresa tenha somente um canal de comunicação em vez de cada setor desenvolver seu próprio canal. Isso evita desencontro de informações, além de ser um meio mais rápido e seguro.
  3. Investir em plataformas digitais: como foi dito anteriormente, o mural e o jornal interno já estão ultrapassados como meios de comunicação interna. Hoje em dia, é possível encontrar sistemas que permitem o compartilhamento de informações de uma maneira mais dinâmica e atrativa, além de permitir a comunicação entre os colaboradores.
  4. Adequar a linguagem: informações com muitos termos técnicos podem confundir os receptores da mensagem. É importante que a empresa invista no levantamento de perfis comportamentais, para saber que meio de comunicação e que tipo de linguagem pode ser mais bem aceita e interpretada pelos seus funcionários, de maneira a criar conexão com todos.
  5. Investir em capacitação e equipamentos: a cultura da empresa deve valorizar a comunicação interna a ponto de destacar o investimento necessário para treinar os responsáveis por essa área e obter a melhor tecnologia para que a informação seja passada.

A comunicação interna busca conectar os colaborados aos objetivos da organização e, para que esse fim seja alcançado, é preciso que as informações sejam passadas de maneira eficaz. Para isso, é necessário que, entre outras coisas, haja treinamento constante, investimentos em tecnologia e levantamento de perfil comportamental, além da valorização da comunicação interna na cultura organizacional.

Dica de ouro: Invista constantemente em treinamentos na equipe focalizando a comunicação interna e no relacionamento interpessoal.

Sabendo disso, o que você acha de fazer as mudanças necessárias para o aprimoramento da comunicação interna em sua empresa? Verifique as estratégias, identificando o que precisa ser melhorado e, assim, traga diversos benefícios para sua organização.

 

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