O lifelong learning e suas vantagens para o processo ensino-aprendizagem

[et_social_share]

Até pouco tempo atrás, o conceito de aprendizagem era estudar para obter um diploma de graduação e então conseguir um trabalho na área, sem a necessidade de voltar à sala de aula posteriormente. Afinal, acreditava-se que um diploma de nível superior abriria todas as portas. Hoje em dia, entretanto, é possível perceber que essa realidade mudou. E para melhor. O processo de ensino-aprendizagem é reconhecido mais como um caminho do que como um fim, e a isso dá-se o nome de lifelong learning. Saiba mais sobre esse assunto no texto que segue.

O que é lifelong learning?

Lifelong learning significa “aprendizado continuado”. Indica a opção por continuar a investir recursos no aprendizado, seja na carreira ou em algum projeto pessoal. O importante é a ideia de ser constantemente um aprendiz, em vez de encarar a educação como algo pontual cujo único objetivo é obter um certificado.

Logo, essa educação continuada é caracterizada por ser flexível, adaptada para os fins que são desejados pela pessoa, abrangente e objetiva. O indivíduo é proativo na escolha do que deseja estudar, o que gera mais engajamento e resultados. Esses novos aprendizados são capazes de abrir outros horizontes, trazer novos pontos de vista, enriquecendo seu repertório de conhecimentos e experiências.

Quais os benefícios do lifelong learning?

A educação continuada traz, como benefícios pessoais, conhecimento diversificado sobre vários tópicos, gerando maturidade e clareza maior de ideias. A pessoa que busca se aperfeiçoar dessa maneira torna-se mais sábia e experiente, pois tem contato com muitos temas que compõem o propósito de vida. Assim, facilmente essa pessoa é caracterizada como padrão, um modelo a ser seguido, destacando-se da multidão. Além disso, quem está constantemente aprendendo desenvolve um raciocínio mais claro e rápido, o que favorece o processo ensino-aprendizagem.

Já no campo profissional, o lifelong learning mantém o indivíduo atualizado dentro e fora da sua área de atuação, tornando-o preparado para mudanças. E mais: esse profissional permanece qualificado para suas funções, podendo tomar as melhores decisões para si e para a empresa. Lembre-se: o conceito de educação ao longo da vida é a chave que abre as portas do século XXI.

 

Como aplicar o lifelong learning na minha vida?

Para adotar essa maneira de aprendizado, é importante ter em mente que o melhor momento para se aprender algo novo é agora. Todos têm capacidade de aprender coisas novas, independentemente das circunstâncias. Cada pessoa tem um estilo de aprendizado; logo, desenvolver a resiliência para encontrar o seu estilo é necessário. Cerque-se de pessoas que tem sede de aprender: a motivação mútua é um bom combustível para essa caminhada.

Outras medidas para adotar esse estilo de vida são:

Buscar boas fontes de estudo: a educação hoje em dia está amplamente democratizada; há cursos sobre vários temas na internet, muitos deles gratuitos. Procure saber, por meio de pesquisas, se são cursos confiáveis e de pessoas com experiência no assunto.

Foque em seu objetivo: como há uma oferta bastante ampla de cursos e meios de aprendizagem, há o risco de se enveredar por temas interessantes, porém periféricos. Então, é importante definir metas, tais como as respostas para as seguintes questões: qual o motivo principal de aprender sobre esse assunto? De quanto tempo disponho?

Pratique o que aprender: para um aprendizado completo, é imprescindível praticar aquilo que aprende. A prática consolida o conhecimento e o incorpora à rotina, evitando que esse conhecimento seja esquecido. Uma maneira de praticar o que aprendeu é passar adiante esse conhecimento recém-adquirido. Ensinar outras pessoas tem o poder de gravar na memória o assunto, além de observá-lo de outra perspectiva.

O lifelong learning é um estilo de vida voltado à aprendizagem contínua, que pode trazer inúmeros benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. É importante ter em mente que o momento ideal para se aprender algo novo é agora e, com a democratização da educação, há muitas maneiras de manter esse processo contínuo de aprendizagem. Sabendo o que é o lifelong learning, seus benefícios e como adotá-lo, é momento de incorporar esse método em sua vida. Bom aprendizado!

 

[et_social_share]
Outras Postagens

Como sair do ciclo da frustração Financeira: Lições do Homem mais Rico da Babilônia

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

Escanear o código