Como vencer a timidez?

[et_social_share]

Tida por muitos como prejudicial, a timidez às vezes é confundida com introversão, um traço de personalidade que algumas pessoas apresentam. A princípio, a introversão em nada prejudica a vida de alguém, mas quando a timidez alimenta comportamentos que impedem que a pessoa alcance objetivos é importante agir. É possível, entretanto, superar os bloqueios que uma timidez exacerbada pode causar. Ficou interessado no assunto? Então acompanhe o texto que segue sobre como vencer a timidez de uma vez por todas.

 

A timidez é um defeito?

 

A resposta a essa pergunta é: depende. Isso porque há pessoas que se identificam como tímidas e conseguem administrar esse traço de personalidade de modo a sair-se bem em circunstâncias críticas, como falar em público, por exemplo.

Assim, pessoas tímidas têm a possibilidade de transpor a dificuldade imposta por essa característica, alcançando seus objetivos pessoais e profissionais.

No entanto, há pessoas que sofrem com essa condição. A timidez as impede de conversar desconhecidos, o que pode prejudicar em uma entrevista de emprego, por exemplo. Ou, ainda, atrapalha de forma substancial alguém que precisa fazer uma apresentação em público.

Ou seja, pessoas tímidas podem acabar prejudicadas por se sentirem inábeis na comunicação e, por esse motivo, perdem oportunidades na vida pessoal e na vida profissional. Afinal, comunicação é tudo.

Além disso, passam a sofrer de falta de autoconfiança, chegando ao ponto de evitar situações em que exista qualquer possibilidade de interação. Isso pode levar ao isolamento, afetando outras habilidades e áreas da vida.

Como se vê, a timidez é uma característica absolutamente normal. Anormal é a timidez em excesso, que cerceia a vida e as possibilidades de crescimento do indivíduo.

 

Como vencer a timidez?

 

Sendo um aspecto emocional e comportamental, é preciso que haja uma constância de comportamentos que visem mudar esse padrão. Isso sem deixar de lado o autoconhecimento, que também é um fator importante ao se lidar com a timidez. Conhecer-se, aceitar-se e valorizar suas habilidades já é um bom começo.

Além disso, para vencer a timidez é interessante que você:

Esteja ciente do seu corpo: sim, isso mesmo. Como está sua postura? Você anda de ombros caídos e com as costas curvadas? Coluna ereta e ombros levantados mandam o seguinte recado ao seu cérebro: “estou confiante!”, o que vai fazer com que de fato você se sinta confiante e menos tímido.

Além da postura, atente-se à sua respiração. Inspirar e expirar calmamente, prestando atenção no ato, pode trazer relaxamento.

Cumprimente as pessoas: muitos tímidos são tomados por mal-educados porque ficam com vergonha de desejar um bom dia. Comece por aí: cumprimente os colegas de trabalho, o caixa do supermercado, o motorista do ônibus.

Evite comparações: sempre vai existir alguém mais extrovertido do que você. Saiba que até essas pessoas podem ser tímidas, mas aprenderam a lidar com essa característica. Cada pessoa é única e está em um processo diferente na vida, logo, respeite seu caminho e deixe de pensar que você deveria ser como qualquer outra pessoa.

Saia da sua zona de conforto: coloque-se em situações nas quais sua timidez estará à prova. Você vai perceber que, mesmo com alguma dificuldade, vai conseguir alcançar o objetivo proposto, o que gera coragem para desafios maiores.

Saiba que você pode errar, e tudo bem: muitas pessoas são tímidas porque têm medo de errar na frente de outras pessoas. Pois saiba que todos erram, e os erros são preciosos para a construção da experiência. Até as pessoas mais articuladas já passaram por desafios desse porte. Relaxe: errar faz parte, e está tudo bem.

 

A timidez é um comportamento absolutamente normal, porém, para algumas pessoas, pode ser motivo de grande sofrimento. Mas é possível ser tímido sem prejuízo nas mais diversas áreas da vida. De posse dos conhecimentos aqui apresentados, você já pode começar a trabalhar esse comportamento, de forma a vencer a timidez de uma vez por todas. E, se precisar, o IAPerforma pode ajudar você. Conte conosco e feliz nova vida!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código