O papel dos líderes na criação de uma cultura de segurança no trabalho

[et_social_share]

Investir em segurança salva vidas !

A cultura de segurança no trabalho é crucial para a prevenção de acidentes e lesões, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. E um dos elementos-chave para a criação de uma cultura de segurança é o papel dos líderes.

Como líder, você é um modelo para seus liderados. Sua postura, crenças e valores influenciam diretamente na forma como sua equipe enxerga a segurança no trabalho. Portanto, é importante estabelecer um compromisso inabalável com a segurança e incentivar seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Capacitar seus colaboradores é outra ação essencial para a criação de uma cultura de segurança no trabalho. Incentive seus liderados a se envolverem em treinamentos e a colocarem em prática o que aprenderam. Além disso, crie um ambiente de trabalho seguro e encorajador, onde seus colaboradores se sintam confortáveis para expressar preocupações e sugestões.

É importante também estabelecer e seguir rigorosamente os procedimentos de segurança. Monitore e avalie regularmente as condições de segurança em sua equipe, por meio de palestras, treinamentos e inspeções regulares.

Como líder, você deve treinar sua percepção e assumir a responsabilidade pela segurança de sua equipe. Você é o espelho de sua equipe, e suas atitudes em relação à segurança influenciam diretamente seus liderados.

Consciência, lembrança e hábito são elementos fundamentais para a criação de uma cultura de segurança no trabalho. Incentive constantemente a cultura de segurança em sua equipe e reconheça os colaboradores que demonstram comprometimento e dedicação.

Recentemente, o IAPERFORMA,  por meio do Prof. Douglas De Matteu, realizou uma palestra sobre a importância do papel dos líderes na criação de uma cultura de segurança na EDP, que é uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e no mundo, atuando em geração, distribuição e outros serviços de energia. Na palestra foi utilizado dinâmicas de grupos e exercício para  reforça a importância desse tema e a necessidade de se investir constantemente na segurança no ambiente de trabalho.

 

Por fim, crie um hábito de fazer DDS (Diálogo de Segurança) constantes com sua equipe, onde vocês possam discutir questões relacionadas à segurança no trabalho e trabalhar juntos para prevenir acidentes. Dessa forma, você estará contribuindo para a criação de uma cultura de segurança forte e duradoura em sua equipe.

Investir na segurança no ambiente de trabalho é essencial para garantir um ambiente mais saudável e produtivo para a sua equipe. E a palestra realizada pela IAPERFORMA, por meio do Prof. Douglas De Matteu, pode ser uma excelente oportunidade para aprimorar a cultura de segurança em sua empresa.

Lembre-se que a vida não tem preço e investir em prevenção salva vidas e também gera economia para organizações. Não perca a oportunidade de aprimorar a segurança no ambiente de trabalho da sua equipe. Entre em contato com a IAPERFORMA e saiba como a palestra pode ser customizada para as necessidades da sua empresa e colaboradores. Invista na segurança e na produtividade da sua equipe agora mesmo!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código