O que é Gratividade? Utilizar Obrigado ou Agradecido?

[et_social_share]

O termo gratividade foi cunhado por João Catalão e Ana Teresa Penin no livro Uau me! Que consiste basicamente em colocar a gratidão em atividade, tal neologismo uni as palavras gratidão e atividade, ou seja, coloque sua gratidão em prática. Esse é um dos caminhos apontados pelos autores para conquistar excelentes resultados na vida pessoal e profissional.

A gratidão é a qualidade de quem é grato, ou ainda, refere-se ao reconhecimento por uma dádiva, um auxilio por um benefício, favor ou uma conquista. A gratidão como emoção está presente na bíblia e focaliza a gratidão a Deus. As ciências mais modernas como a psicologia positiva têm investigado os efeitos da gratidão. A Universidade de Harvard sinaliza os efeitos da gratidão em nível de saúde física, o cultivo as emoções, estados positivos e ainda contribui para felicidade.

Dizer “obrigado(a)” ou “agradecido(a)”?

É muito mais comum para o brasileiro dizer “Obrigado” como forma verbal de gratidão, porém ao analisar palavra “obrigado” sua origem deriva do latim “obligatu” que está relacionada a ligar, amarrar, dever, ou seja, ficar obrigado a devolver a gentileza, isto é, um vinculo moral de divida, um condicionamento, algo que dever ser pago.

Porém, ao analisar a palavra gratidão, sua origem também deriva do latim “gratia”, cujo significado é graça, ou “gratus”, que se refere como agradável, ou seja, uma emoção que agrada, benevolência, isto é, bondade de ânimo para com algo ou alguém.

Diante do exposto, convido você a substituir o obrigado, ou muito obrigado, por eu sou grato, ou muito agradecido. Lubrifique seus relacionamentos com gratidão, sua vida financeira, amorosa e profissional. Agradeça mais e estará cultivando emoções positivas para você e para quem prestou algum tipo de auxilio, apoio ou algo do tipo. Seja mais grato e receba mais dádivas.

5 Ações para prática da gratidão, ou seja, usar a gratividade:

Busque pensar, escolher agir em prol da gratidão;
Encontre aspectos positivos da sua vida e agradeça;
Verbalize as pessoas sua gratidão;
Demostre sua gratidão com atitudes;
Faça um caderno de gratidão, escreva constante motivos de gratidão;
Deixo aqui minha gratidão, agradecido pela leitura, grato, thank you, gracias, merci, grazie, danke!

#gratividade #compartilhe

Prof. Douglas de Matteu, PhD

CEO IAPERFORMA

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código