Cine coaching: filmes que valem por uma sessão de coaching
O coaching é um processo de aprendizagem, pelo qual se desenvolvem habilidades comportamentais, psicológicas e emocionais. Esse processo é direcionado à conquista de objetivos e resultados planejados pela pessoa que passa por ele, o coachee. Para que o coaching aconteça, são utilizadas ferramentas variadas, escolhidas de acordo com a etapa do processo e a necessidade do coachee. Este participa ativamente do processo, inclusive desenvolvendo atividades fora da sessão com o coach. Uma das atividades sugeridas pelo coach é o “cine coaching”. Para saber mais sobre essa atividade e como ela pode ser aplicada, continue a leitura deste artigo.
O cine coaching
Cine coaching nada mais é do que a sugestão de filmes que contam histórias inspiradoras e motivacionais. Essas histórias podem se basear em fatos verídicos ou serem ficcionais; o que importa é que elas encerram lições de vida que contribuem com o processo de coaching, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional do coachee.
Temas como liderança empática, trabalho em equipe, perseverança frente a dificuldades e reveses, inteligência emocional, relacionamentos, conexão e comunicação, a importância da ação para a realização de sonhos e outros são abordados nessa seleção de filmes, que podem ser trabalhados durante o processo de coaching de maneira a motivar e inspirar o coachee a perseguir e alcançar seu objetivo.
Cine coaching: cinco filmes que valem por uma sessão de coaching
Coach Carter – treino para a vida: baseado em fatos reais, esse filme mostra a história de Ken Carter, um ex-jogador de basquete interpretado por Samuel L. Jackson, que aceita treinar o time de basquete da escola em que estudou, em um subúrbio. Era um time desestruturado, com jogadores sem habilidade, agressivos, indisciplinados e insubordinados. Sendo autorizado a intervir em todas as áreas do time, Coach Carter transforma jogadores derrotados em uma equipe vitoriosa, com empatia, interesse pelos atletas, disciplina e respeito pela humanidade de cada jogador.
À procura da felicidade: conta a história real de Chris Gardner (interpretado por Will Smith), um vendedor malsucedido de equipamentos médicos, abandonado com um filho pequeno pela esposa e despejado de sua casa. Apesar de todos os reveses pelos quais passou, conseguiu se tornar corretor da bolsa de valores. Esse filme mostra que a dedicação, a persistência e a fé em si que ele teve foram elementos responsáveis pelo sucesso que posteriormente Chris Gardner alcançou na vida.
O discurso do rei: George (Colin Firth), integrante da família real britânica, sofre de gagueira desde criança e se vê em uma situação desconfortável: precisa fazer um discurso para assumir a coroa, quando seu irmão abdica do trono. Após passar por vários especialistas, sem sucesso, ele começa um tratamento pouco convencional com Lionel Logue (Geoffrey Rush), terapeuta de fala que o auxilia a superar a gagueira e o medo de falar em público, além de traumas de infância, abandono e problemas de autoestima.
Invictus: esse filme mostra como Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) uniu um país separado pela segregação racial por meio do rugby. Para isso, ele conta com o trabalho do capitão da equipe de rúgbi da África do Sul, influenciando-o com sua visão de liderança. Esse novo modelo de liderança levou motivação e foco aos atletas, que conseguiram chegar à final da Copa do Mundo do esporte. Lições como estratégia, trabalho em equipe e lealdade são passados nesse clássico.
À prova de fogo: Caleb Holt (Kirk Cameron) é um bombeiro exemplar, mas em sua vida pessoal enfrenta alguns problemas. Seu casamento está prestes a acabar, quando seu pai lhe propõe um desafio baseado no livro O desafio de amar, com o objetivo de transformar o relacionamento com a esposa e salvar seu casamento. Cumprindo as metas do desafio, Caleb começa a enxergar a vida de uma maneira diferente, mais madura e compreensiva, o que traz as mudanças que ele desejava. Estabelecer metas, autoconhecer-se, perdoar e ser fiel são lições mostradas por essa história.
Alguns filmes contam histórias que retratam situações de desafios, mudanças e persistência, com resultados felizes. Esse tipo de história pode ser usado em atividades que motivam e inspiram, levando o coachee à reflexão de valores importantes como a perseverança e a empatia, estratégia e disciplina. Conhecendo o cine coaching e essa seleção de cinco filmes que valem por uma sessão de coaching, inspire-se para refletir sobre outras histórias e aprender lições preciosas com elas.
Mais algumas indicações:
- DIVERTIDA MENTE
- EXTRAORDINÁRIO
- Como treinar seu dragão
- Menina de ouro
- Mr. Holland – Adorável professor
- A Firma
- Em Boa Companhia
- PODER ALÉM DA VIDA
- MÃOS TALENTOSAS
- Desafiando Gigantes
- A Corrente do Bem
- Soul Surfer