Como encontrar o propósito da vida?
Quer descobrir o seu propósito de vida? Saiba como IKIGAI pode ajudar você !
Encontrar o propósito da vida pode ser um desafio para muitas pessoas e pode envolver uma série de questões complexas. No entanto, há algumas estratégias que as pessoas podem usar para ajudar a encontrar o propósito em suas vidas.
Uma das primeiras coisas a se considerar é refletir sobre suas paixões e interesses. O que você ama fazer? O que te deixa animado e motivado? Essas paixões podem ser uma dica para o propósito em sua vida. Por exemplo, se você ama trabalhar com crianças, talvez o propósito em sua vida seja ajudar as crianças de alguma forma, seja como professor, voluntário ou trabalhando em uma carreira relacionada à crianças.
Outra estratégia é considerar seus valores e crenças. O que é importante para você na vida? Se você valoriza a justiça social, talvez seu propósito seja trabalhar em uma carreira relacionada à defesa dos direitos humanos. Se você acredita na importância de cuidar da saúde e bem-estar, talvez seu propósito seja trabalhar em uma carreira relacionada à saúde.
Além disso, é importante considerar seus talentos e habilidades. O que você é bom? O que você tem experiência? Esses talentos e habilidades podem ser usados para ajudar os outros e, assim, encontrar um propósito em sua vida. Por exemplo, se você é bom em comunicação, talvez possa usar essa habilidade para ajudar as pessoas a se comunicarem melhor, seja como jornalista, coach ou através de outra carreira relacionada.
Também é importante lembrar que o propósito da vida pode mudar ao longo do tempo. O que era importante para você quando era jovem pode não ser mais tão importante agora. Portanto, é importante estar aberto a mudanças e estar disposto a experimentar coisas novas.
Uma abordagem que pode ser útil para encontrar o propósito da vida é se envolver em atividades de voluntariado ou trabalho comunitário. Essas atividades podem ajudar a dar uma perspectiva sobre as necessidades dos outros e como você pode ajudar a melhorar a vida das pessoas. Além disso, o voluntariado pode ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos valiosos que podem ser usados nessa jornada.
Uma ferramenta simples e poderosa é o Ikigai
Ikigai é uma palavra japonesa que se refere ao propósito ou razão de ser de uma pessoa. É geralmente descrito como o encontro entre o que você ama, o que você é bom, o que o mundo precisa e o que você pode ser pago. A ideia é que encontrar seu ikigai é encontrar sua verdadeira vocação e realizar sua felicidade.
O ikigai é composto por quatro elementos essenciais: o que você ama, o que você é bom, o que o mundo precisa e o que você pode ser pago. O primeiro elemento é o que você ama. Isso se refere às coisas que você realmente gosta de fazer, aquelas que lhe dão prazer e satisfação. Pode ser qualquer coisa, desde cozinhar e até jogar videogame, desde ler livros até tocar violão. O importante é que seja algo que você ama de verdade.
O segundo elemento é o que você é bom. Isso se refere às habilidades e talentos que você possui, aquelas coisas em que você é realmente entrega resultado significativo. Pode ser qualquer coisa, desde ser hábil em matemática, em falar em público, em desenhar, dançar e etc. O importante é que seja algo em que você seja realmente seja ótimo.
O terceiro elemento é o que o mundo precisa. Isso se refere às necessidades do mundo, aquelas coisas que são importantes para a sociedade e que precisam ser feitas. Pode ser qualquer coisa, desde cuidar de crianças até construir casas, ajudar pessoas com deficiência entre outros. O importante é que seja algo que seja realmente importe para o mundo.
Por último, o quarto elemento é o que você pode ser pago. Isso se refere às coisas que você pode ganhar dinheiro fazendo, aquelas que são consideradas profissões. Pode ser qualquer atiividade, como médico, vendedor, professor, advogado, pintor, escritor, cantor, ator e etc. O que importa aqui é que seja algo que você possa ganhar dinheiro fazendo.
O segredo para encontrar o seu ikigai é encontrar a intersecção entre esses quatro elementos. É onde esses quatro elementos se encontram que você encontrará sua verdadeira vocação e sua razão de ser.
As perguntas chaves para você encontrar o seu IKIGAI :
O que você ama fazer?
O que você faz bem?
O que o mundo precisa?
O que você pode fazer e ser bem pago por isso?
O que faz você feliz?
O que dá sentido na sua vida?
O que te dá energia?
O que você estaria disposto a fazer de graça?
O que você faria se você não precisasse ganhar dinheiro?
O que você faria se você tivesse uma grande quantia de dinheiro?
O que você faria se você soubesse que não poderia falhar?
O que você faria se você tivesse apenas um ano de vida?
O que você faria se você tivesse apenas um dia de vida?
Essas perguntas são a ponta de partida para ajudá-lo a pensar sobre o que realmente importa para você e o que você deseja quer fazer com sua vida. A ideia é que, ao responder a essas perguntas, você possa encontrar a intersecção entre o que você ama, o que você é bom, o que o mundo precisa e o que você pode ser pago, e assim encontrar seu Ikigai.
Você também pode contar com a ajuda de Coach ou Mentor, será uma prazer participar dessa jornada com você, atendimentos online, faça contato pelo email douglas@iaperforma.com.br
Você pode ouvir e ver esse contéudo no vídeo abaixo:
[et_social_share]