Como lidar com o isolamento social?

[et_social_share]

A essa altura todos sabemos que estamos com uma pandemia global de COVID-19. Altamente contagiosa, essa nova condição se espalhou pelo mundo principalmente por meio do contato pessoal.

No momento, a OMS recomenda fortemente o distanciamento social, isto é: evitar o contato social desnecessário, ficando em casa para tentar conter o avanço da doença.

Aqui no Brasil, onde o vírus está chegando, muitos lugares já estão colocando em prática essa recomendação, com o fechamento de escolas, alguns tipos de comércio como restaurantes e bares, cancelando eventos e liberando funcionários para home office, entre outras ações.

Isso porque com menos pessoas circulando, o número de vetores do vírus diminui, e isso, nesse momento, é importantíssimo.

Com isso, uma nova realidade se impõe: o isolamento social.

Pode ser que você esteja preocupado em ter de ficar em casa por um certo período. E tudo bem, situações novas podem gerar preocupação. Para isso, trazemos algumas dicas de como lidar com o isolamento social em tempos de coronavírus.

 

Todos em casa: como lidar?

Afora os períodos de finais de semana, feriados e férias, é incomum a presença de todos os membros da família em casa ao mesmo tempo.

É uma situação atípica que pode trazer alguns conflitos por vezes, porém, com um pouco de criatividade e tolerância, pode gerar momentos de união em família.

Para famílias com crianças, é interessante criar conexão entre pais e filhos. Isso pode ser feito por meio das seguintes atividades:

Assistir a um filme juntos: escolham um filme adequado à idade das crianças. Comentários sobre situações da história podem ser valiosos para transmitir valores.

Elaborar receitas: cookies, bolos, tortas. Uma sobremesa. Quem sabe até uma refeição completa? Essa prática estimula as crianças a provarem sabores diferentes, já que elas viram e participaram da preparação dos alimentos. E vale também pedir ajuda na hora de arrumar a cozinha após a refeição.

Jogos de tabuleiro: há quanto tempo você não joga com alguém? Esse é um bom momento para tirar as caixas de jogos do armário e brincar com as crianças.

Leitura e contação de história: escolha um horário para contação de histórias. Desde as clássicas até as contemporâneas, elas ajudam a desenvolver a imaginação das crianças. Considerando isso, incentive-as a criarem suas próprias histórias e contarem para a família.

Organização da casa: com todos em casa, as tarefas domésticas tendem a aumentar. Uma dica preciosa é estabelecer tarefas domésticas de acordo com a idade dos filhos. Dessa maneira, eles desenvolverão o senso de responsabilidade com a casa, com suas próprias coisas e com a família.

Revisar o conteúdo escolar: também é um bom momento para repassar os tópicos ensinados na escola, fortalecendo o aprendizado com exercícios.

Para os adultos, é fundamental manter contato com os amigos e familiares, ainda que a distância. Isso por ser feito por meio de telefonemas e aplicativos de mensagens – é hora de usar a tecnologia a nosso favor.

Além de atentar-se ao contato e comunicação com pessoas queridas, outras práticas podem ajudar nesse momento de isolamento social. São elas:

Ler aqueles livros que estão fazendo fila, e para os quais nunca sobrava tempo.

– Colocar as séries em dia.

Escrever: além de ser uma prática que ajuda na manutenção da saúde mental, você pode descobrir um talento inato.

– Testar novas receitas.

Fazer cursos on-line: há uma infinidade de cursos das mais variadas áreas que estão disponíveis on-line. O que acha de investir seu tempo em algo que vai trazer crescimento profissional e pessoal?

Ajudar: há pessoas que podem vir a passar por situações críticas por conta do isolamento social. Você pode articular, por meio de aplicativo de mensagens, grupos de pessoas que se disponibilizam a ajudar outras mais carentes, seja com alimentos, idas a mercado ou farmácia.

 

Estamos passando por uma situação atípica e, sendo assim, é necessário que tenhamos uma postura de respeito à comunidade, praticando, por ora, o isolamento social.

No entanto, é possível passar por esse momento de maneira saudável e lúcida. Fortalecer os laços com a família por meio de atividades em comum, atentar-se à comunicação com pessoas queridas e colocar em prática ações que estavam esquecidas pode nos ajudar a ter dias mais leves. Mãos à obra!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código