Crenças limitantes

[et_social_share]

Você já se sentiu como se estivesse realmente preso em ideias que não fazem você prosperar na vida? Quer saber como se livrar disso? Leia esse artigo e confie em seu potencial!

Todos nós temos sonhos e objetivos. Seja uma viagem, um relacionamento harmonioso, uma carreira de sucesso na área desejada. Você já percebeu, entretanto, que algumas pessoas conseguem alcançar os objetivos e realizar seus sonhos e outras pessoas não? Um dos motivos pode ser a presença de crenças limitantes. Você já se sentiu frustrado por querer realizar algo em sua vida e não conseguir? Teve a sensação de estar acorrentado em alguma situação e não ser capaz de sair dela? Esse artigo sobre crenças limitantes pode te auxiliar a identificar e lidar com esse desafio.

O que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são interpretações – geralmente falsas – que a mente fez de fatos vivenciados, incorporando-as ao repertório de verdades de cada pessoa. Limitantes que são, essas crenças são um dos maiores destruidores de sonhos e performance, atingindo tanto a vida pessoal quanto a profissional.

As crenças limitantes podem vir da família, quando, por exemplo, os pais falam a um filho que ele não tem jeito. Também podem vir da sociedade: há ditados populares que dizem que “não dá para ter tudo”, que para ser rico precisa ser desonesto, que não dá para confiar em ninguém, por exemplo.

Como saber se eu carrego crenças limitantes?

Todos nós, em algum momento da vida, carregamos algum tipo de crença limitante. De modo geral, elas são expressas por sentenças de valor negativo, tais como:

“Nada do que faço dá certo”

“Nunca faço do jeito certo”

“Não sou bom o suficiente”

“Dinheiro só traz desgraça”

“Sempre reprovo nos exames”

Note que palavras como “nunca”, “sempre” e “nada” geralmente trazem uma falsa crença. Tomando-se como exemplo a frase “nada do que faço dá certo”, pode ser que sim, essa pessoa tenha realizado várias coisas, mas ela não as reconhece.

O importante é entender que as crenças limitantes de fato restringem a vida de quem as carrega. Se a mente de alguém é impregnada por esse tipo de crença, seus atos e, consequentemente sua vida, vão seguir nessa direção.

Como lidar com crenças limitantes?

Ao contrário do que se pode pensar, crenças limitantes devem ser substituídas, não eliminadas. O segredo está em identificar suas crenças limitantes, entender sua origem e, intencionalmente, modificar seu estilo de pensamento. Para isso, cada vez que uma crença limitante vier a sua mente, conscientize-se dela e procure uma solução para ela. Por exemplo: se, ao fazer um curso, sua mente lhe entregar a crença de que você não tem capacidade de aprender algo novo, jamais desista. Pense que seu cérebro é capaz de aprender qualquer coisa com exercício e prática. E pratique!

Há uma célebre frase de Henry Ford que diz: “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”.

As crenças limitantes podem ser um elemento gerador de frustração na vida de qualquer pessoa, mas não é necessário que seja assim. Quer saber como encarar esse desafio? O coach é o profissional que questiona e desafia suas crenças limitantes, e pode te ajudar nesse processo. Procure um coach e descubra como construir crenças fortalecedoras, alcançando melhores resultados!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código