Felicidade: como ser mais feliz?

[et_social_share]

Como ser mais feliz? No artigo a seguir falaremos mais sobre a felicidade e como obtê-la.

A felicidade é, certamente, o maior desejo do ser humano. A busca por uma vida feliz é constante desde os tempos mais remotos e é feita de várias maneiras: com um bom emprego, formando uma família, na procura por estabilidade financeira, em uma vida cheia de viagens, no altruísmo. Mas será que tudo isso pode, de fato, gerar felicidade?

 

O que é felicidade?

A resposta para essa pergunta pode variar de pessoa para pessoa. Para alguns, felicidade é estar com aqueles que amam; para outros, ter uma vida espiritual satisfatória. Outras pessoas acham que uma vida feliz é feita de muito dinamismo, viagens e compromissos, enquanto outros grupos podem achar esse estilo de vida estressante, preferindo estar com tudo planejado e sem surpresas. Há tantas fontes de felicidade quanto há pessoas diferentes, mas todas as fontes têm um ponto em comum: geram bem-estar e contentamento. Então podemos dizer que a felicidade é um estado permanente de bem-estar e contentamento.

 

A felicidade só é possível em uma vida sem problemas?

Essa é uma questão válida, haja vista pensarmos em dias felizes como sinônimo de ausência de dificuldades. E então uma das principais características da felicidade aparece: ser feliz depende muito mais de como se encara a vida do que das circunstâncias exteriores.

Aumentar o foco nas circunstâncias negativas da vida é um dos fatores para a infelicidade. Em vez de se concentrar no que falta, agradecer pelo que se tem é a atitude mais sábia. Em vez de reclamar porque algo saiu do planejamento, ter em mente que pouca coisa está sob nosso controle, ser resiliente e perceber o que se pode fazer com o que se tem em mãos. Em vez de desanimar e desistir quando os obstáculos aparecem (e eles vão aparecer), encará-los como desafios, como oportunidades para aprender mais, ganhar força e se desenvolver.

Há uma frase muito conhecida que diz que dinheiro não traz felicidade. Para alguém que passe por necessidades essa frase pode parecer ofensiva, pois recursos financeiros facilitam muito a vida. Porém, é notório que pessoas que têm tudo o que o dinheiro pode comprar não são necessariamente felizes. Caso inexista uma fonte interior que conceda um estado de bem-estar e contentamento, o dinheiro será apenas um meio para dar conta de necessidades emocionais – sem sucesso.

Assim, é preciso cultivar um estado de felicidade que independa de fatores exteriores, sejam eles positivos ou negativos.

 

Felicidade: como ser mais feliz?

Se você, assim como a maioria das pessoas, deseja ser mais feliz, há algumas estratégias que certamente auxiliarão nesse caminho:

Autoconhecimento: identificar os pontos fortes e os pontos de melhora fortalece a autoestima, grande fonte de felicidade.

Gratidão: escolher ser grato reprograma a mente para um padrão majoritariamente positivo.

Altruísmo: generosidade é doar sem esperar receber de volta, e pessoas altruístas estão entre as mais felizes.

Autorresponsabilidade: saber que a busca pela sua felicidade depende somente de você é libertador e evita ressentimentos e mágoas.

– Desapego: deixar ir, com gratidão pelo papel que exerceram em sua vida, coisas, pessoas e emoções. Também é uma atitude que evita acúmulo de coisas e maus sentimentos.

 

Há, também, atitudes que você pode tomar para melhorar sua vida, ajudando na busca por uma rotina mais feliz. Veja a seguir:

Cuidar da alimentação: você é o que você come. O que entra pela sua boca tem um grande peso na construção de suas emoções; logo, selecione o que for melhor para fazer parte de sua alimentação. E lembre-se: beba água.

Cuidar do seu sono: procure se deitar sempre no mesmo horário, deixando as telas (smartphone, ipads) fora do quarto.

Ter contato com a natureza: luz solar e ar puro são componentes indispensáveis de um corpo são.

Praticar atividades físicas: já é sabido que a prática regular de exercícios auxilia na manutenção da saúde mental.

Praticar a moderação: achar o equilíbrio no trabalho, nas relações pessoais, no cuidado com o corpo, sem excessos.

Desenvolver uma vida espiritual satisfatória: seja meditando, seja participando de uma comunidade religiosa, é fato que uma vida espiritual vibrante é um dado importante na busca pela felicidade.

 

A busca pela felicidade é um dos maiores desejos do ser humano. Muitos atrelam a felicidade a fatos e circunstâncias externas, sem sucesso. Uma vida feliz independe de se ter problemas ou não, e é o resultado de um estado de bem-estar e contentamento. É possível ser mais feliz ao desenvolver um estilo de vida feliz, que envolve cuidados com a mente e com o corpo. Agora que você já sabe como ser mais feliz, o que acha de colocar em prática o que leu? Escolha hoje mesmo ser mais feliz!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código