Home office: estratégias para trabalhar em casa e ser produtivo
Com a Pandemia do Corona Vírus o Home Office é uma alternativa
O trabalho remoto – ou home office, como é mais conhecido – é uma alternativa de trabalho cada vez mais conhecida e praticada, tanto por freelancers como por profissionais contratados.
Em situações de necessidade ou em transição de carreira, muitos podem se sentir perdidos ao trabalhar remotamente. Se esse é o seu caso, o texto a seguir visa ajudar você a fazer home office, mantendo a qualidade do seu trabalho e sua produtividade.
A prática do home office
O trabalho remoto já vem sendo praticado há algum tempo, e a tendência é que mais pessoas passem a adotar essa prática. Isso se deve muito ao avanço da tecnologia, que permite a comunicação imediata entre pessoas que estão fisicamente distantes.
Para as empresas mais tradicionais isso pode ser um desafio, já que estão acostumadas a ter os colaboradores presentes nos locais de trabalho. Porém, é momento de atualização das práticas trabalhistas, haja vista o retorno em termos de produtividade e de diminuição de custos que o home office pode trazer.
Pode ser preciso um tempo para uma atualização na cultura da empresa, e um bom trabalho de endomarketing é essencial.
Para profissionais que são freelancers, essa é uma maneira comum de exercer suas atividades, mas, ainda assim, é necessário atentar-se a alguns pontos que podem influenciar tanto a produtividade quanto a saúde.
Home office: estratégias para trabalhar em casa e ser produtivo
Se há um termo essencial para a pessoa que vai fazer home office, esse termo é: disciplina. É ela que vai ser a base de toda a estrutura das atividades de um dia trabalhando em casa.
– Horários: continue levantando-se no mesmo horário. Se você pensa que agora que trabalha em casa pode acordar mais tarde, está errado: a construção de um dia bem-estruturado começa ao acordar.
Se achar que precisa tomar um banho para se sentir mais desperto, faça isso. Lembre-se: você vai trabalhar, ainda que em seu ambiente doméstico.
– Troque de roupa: nada de trabalhar de pijama. Seu cérebro precisa entender a mensagem de que você está em atividade laboral, logo, tire a roupa de dormir. Algumas pessoas preferem fazer home office vestidas como se estivessem no escritório; se você acha desnecessário, coloque uma roupa confortável e bem-cuidada. Arrume os cabelos, lave o rosto.
– Cria uma lista de coisas a fazer no dia: saber exatamente o que precisa ser feito aumenta produtividade. As tarefas mais fáceis e mais rápidas podem ser feitas primeiro: isso dá a sensação de dever cumprido, o que estimula o cumprimento das outras.
– Evite trabalhar na cama ou no sofá: como dito anteriormente, mostre a seu cérebro que você está trabalhando. Se você não dispõe de um escritório em casa, procure o mais próximo disso: mesa e cadeira.
– Procure seguir os horários normais de trabalho: início do expediente, horário de almoço, pausas para beber água, caminhar um pouco, fim de expediente. Manter a rotina afasta a procrastinação.
Com o tempo, você vai identificar quais são os horários em que você está no pico da sua produtividade, podendo adaptar sua prática. O sucesso do home office também está atrelado ao autoconhecimento.
E lembre-se: por mais tentador que pareça trabalhar até mais tarde, respeite o horário do fim do expediente. Sua saúde mental agradece.
– Tire as notificações do celular: assim você evita distrações que podem afetar a produtividade.
– Estabeleça limites: converse com sua família, dizendo que você não está de folga, portanto, precisa ter seu espaço e tempo respeitados. Ainda assim, tenha paciência e empatia, pois a situação é nova e o momento é de apoio mútuo.
A prática do home office já é uma realidade, e cada vez mais vai ganhar novos adeptos, seja por necessidade, seja por escolha. Porém, é necessário que pontos como disciplina, organização e autoconhecimento sejam considerados, para que seu trabalho seja produtivo.
Esperamos que colocando essas estratégias para trabalhar em casa em prática, você obtenha ótimos resultados. Bom trabalho!
[et_social_share]