Inovação na Educação: O Professor-Coach

[et_social_share]

É possível inovar no processo de ensino-aprendizagem ?
Confira como a integração entre o professor e o coach podem contribuir

O Coaching

O processo de Coaching tem como objetivo levar o indivíduo, a equipe ou a organização do estado atual, até o estado desejado, ou seja, para a suas realizações, seus objetivos, contando com seus próprios recursos interiores. Isso acontece por meio de ferramentas específicas que permitem alcançar um conhecimento maior de si mesmo, aumentando a consciência sobre seus pensamentos e comportamentos identificando os elementos que moldam seu comportamento, como exemplos suas crenças, valores, podendo promover o repensar sua identidade e ajustes comportamentais relevantes para alcance dos objetivos.

 

A PNL

A PNL é a sigla para Programação Neurolinguística, e é o conjunto de métodos que demonstram e formam os processos cognitivos que influenciam nossos pensamentos, comportamentos e ações. Por meio da PNL, é possível analisar a estrutura do pensamento e da linguagem que utilizamos, e como ambos influenciam nossas escolhas e tomadas de decisão e ações. Com a PNL podemos melhorar esses padrões, reestruturando nossos modelos mentais e consequentemente ajustar comportamentos e alcançar os resultados almejados

 

O papel do Professor 

Para que a Coaching e a PNL possam ser aplicados no processo de ensino aprendizagem é necessário que o professor, atue de forma efetiva com o apoio da PNL e seguindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Sinaliza o papel dos Docentes:

Artigo 13 – Os docentes incumbir-se-ão de:

I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV. estabelecer estratégias de recuperação dos alunos de menor rendimento;

V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

 

Conforme destacado no artigo 13, Professor deverá atender os requisitos da LDB, porém utilizando-se da PNL e do Coaching pode ser mais efetivo no processo de ensino-aprendizagem, como um Coach(profissional) que por meio perguntas e técnicas especificas, pode promover a reflexão e conscientização do alunado frente os objetivos de vida pessoal, profissional alinhado com os pedagógicos. Desta maneira podemos pensar em um Professor Coach, que assume os referencias da PNL e do Coaching para potencializar a educação, como exemplo, uma característica bastante peculiar focar sempre na solução em detrimento aos problemas(desafios).

Diante de tal abordagem propõe uma atuação que mescla competências de um professor e de um Coach. O que significa também que não é uma atuação pura de Coach ou pura de Professor, é a fusão de dois profissionais para criação de um terceiro o “Professor-Coach”.

Ser um Professor-Coach é envolver os alunos, coordenação e direção em projetos inovadores que podem transcendam os muros da instituição.

De maneira inovadora proponho a integração entre o papel do professor e do Coach foi desenvolvido o quadro 1, Professor, Coach e o Professor Coach que demostrar o papel de cada um, e propõe a formação de um terceiro profissional, aqui descrito como Professor Coach:

Quadro 1 – Professor, Coach e o Professor Coach

Convido você leitor a refletir sobre a proposta descrita, quiçá compartilhar com os professores e coaches.

Este referencial está devidamente publicado no livro: Educação. Inovações e Ressignificações e também faz parte da minha pesquisa de Doutorado da Flórida Christian University – EUA.

 

 

[1] Timothy Gallwey apud Whitmore, 2010, p.2

[et_social_share]
Outras Postagens

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Lançamento da Revista Líderes e Editora IAPERFORMA

Maximizando o Crescimento do seu Negócio: O Poder dos 19 Canais de Vendas

Escanear o código