Qual é o seu estilo de comunicação?
Saber como passar a mensagem que se quer é tão importante quanto a própria mensagem que se passa. Se você não tiver domínio de como atingir o seu público-alvo, seja no âmbito pessoal e profissional, certamente seu objetivo não será alcançado com sucesso. E o primeiro passo para esse domínio é o autoconhecimento.
Saber qual é o seu estilo de comunicação é muito importante. Assim, você poderá compreender melhor como absorve todo o conhecimento e, por consequência, como irá transmiti-lo com maior eficiência. A neurolinguística nos dá subsídios para identificar com maior facilidade a qual tipo de comunicador cada pessoa faz parte. E também determina quais são esses estilos possíveis : auditivo, visual, sinestésico ou digital.
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Auditivo
Comunicadores auditivos são, como o próprio nome indica, os que dão preferência a estímulos auditivos. O som é o que realmente os chama e prende a atenção. Em geral, tem uma memória que permite a reprodução de diálogos e discursos com facilidade. Tudo o que é ouvido o aguça de forma diferenciada. Se atenta a detalhes contados nas histórias com capacidade inclusive de repeti-las respeitando até mesmo a cronologia delas.
Normalmente as pessoas que se enquadram nesse grupo não tem um foco menos apontado para a aparência. Também tem um comportamento mais comedido quando está falando, com movimentos e gestos reduzidos. Costumam apresentar uma boa oratória e ter preferência por regras, rotina, cronogramas bem formulados. Apesar de serem atraídos pelo som, quando precisam se concentrar geralmente optam por lugares mais calmos e silenciosos.
Visual
O grupo dos comunicadores visuais são os mais acelerados. Tem uma imaginação muito ativada, o que pode, às vezes, ser um ponto de dificuldade. Acontece, não raramente, de falarem o que não devem por não conseguirem processar e filtrar tudo o que passa pela sua imaginação. Costumam falar com as mãos e com o corpo e se distraem facilmente com provocações visuais.
Os comunicadores visuais possuem uma memória fotográfica e prestam muita atenção na aparência das coisas. Fazem sua pesquisa preferencialmente por imagens e se coloca ou coloca o tema dentro de cenários para visualizar o assunto que quer dominar. São pessoas, geralmente, menos ligadas a sistemas metódicos.
Sinestésico
Os sinestésicos são os que possuem os sentimentos mais aflorados. Toda a sua comunicação, tanto a recebida quanto a transmitida, passa por esse caminho. São capazes de chorar ou morrer de rir com uma simples notícia. Normalmente são indivíduos que gostam de tocar o outro enquanto falam, que mergulham de cabeça e aprendem com seus próprios erros.
Podem ter o raciocínio mais moroso em relação aos demais, não são detalhistas e nem ligados a pontos como a aparência ou o som das coisas. Preferencialmente fazem uma tarefa por vez – tentar ser uma multitasking person (pessoa multitarefa), nesse caso, tende a ser um grande tiro no pé. E ainda escolhem, sempre que possível, demonstrar o que querem provar por meio de experimentos. É dessa forma que conseguem maior aproveitamento de sua capacidade intelectual.
Digital
Também do grupo dos que não tem vocação para ser multitarefas, os comunicadores digitais são pessoas internamente inquietas. Possuidores de uma curiosidade enorme, costumam fazer muitas perguntas sobre tudo. Se atentam a todos os detalhes e questões que englobam o assunto sobre o qual estão tratando. Precisam conseguir internalizar de forma completa o conteúdo para, só então, conseguirem replicá-lo.
A agitação interior é proveniente de um desejo muito grande de solucionar todos os mistérios envoltos em todas as matérias existentes. Isso dificulta a manutenção do foco. Porém, com bastante dedicação, a concentração pode ser alcançada. Têm como grandes atributos serem observadores e críticos.
O coach como facilitador
O coach surge como facilitador nesse percurso de autoconhecimento e aprimoramento de qualidades. Ele auxilia no processo de reconhecimento da identidade de cada estilo de comunicador e lapida a pedra bruta para que se transforme numa perfeita jóia. Normalmente temos um estilo mais presente em nossa comunicação. Afinal, ter domínio do seu próprio comportamento é fundamental para conseguir alcançar os outros de forma assertiva. Desenvolver habilidade de se comunicar com todos os estilos é fundamental para ser um comunicador/orador eficaz.
Compreender quais são suas próprias metas, objetivos e aprimorar suas características principais para que elas sejam as maiores ferramentas do seu êxito é uma escolha de sorte. E ela vale tanto para vivências de cunho pessoal e profissional. Construir hábitos de sucesso não é uma tarefa fácil, mas com certeza é a decisão mais acertada a ser tomada.
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