Saiba qual a diferença entre eficácia e eficiência?

[et_social_share]

Eficácia e eficiência: dois conceitos que geralmente aparecem no mesmo contexto, indicando coisas similares. No entanto, seus significados e, o mais importante, seus resultados, são diferentes. Você já confundiu eficácia com eficiência? Quer saber a diferença entre esses conceitos? Leia o texto a seguir.

Parecidos, mas diferentes

Quando falamos em eficácia, pensamos em algo bem-feito, com rapidez e cuidado. E quando falamos em eficiência… pensamos o mesmo! Mas por que essa confusão?

Eficácia e eficiência estão no mesmo campo semântico, compartilham a mesma noção: a ideia de uma atividade que se cumpre de maneira excelente. Logo, esses dois conceitos podem ser utilizados por muitas pessoas para expressar o mesmo entendimento.

Porém, com um pouco mais de atenção, podemos perceber que eficácia e eficiência são coisas diferentes e, em alguns casos, complementares.

 

O que é eficácia?

 

Eficácia é um conceito diretamente relacionado a resultado. Se você se propôs a fazer algo e conseguiu alcançar seu objetivo, você foi eficaz. Essa ideia deixa de levar em conta o tempo e os recursos para se chegar ao objetivo; logo, se você chegou ao seu objetivo, ainda que usando mais tempo e recursos do que o necessário e sem planejamento, você ainda foi eficaz, apesar de ter sido pouco eficiente. E isso nos leva ao segundo conceito, que veremos a seguir.

 

O que é ser eficiente?

A eficiência considera o cumprimento de um compromisso levando em conta a melhor utilização possível de recursos necessários. Uma construtora que planeja levantar um edifício antes do prazo determinado, economizando tempo e recursos, busca a eficiência. Ser eficiente, então, é procurar chegar ao objetivo proposto de maneira inteligente, com a melhor equação entre o que foi planejado e o que foi realizado, com economia de tempo e recursos.

 

O que é melhor: ser eficaz ou eficiente?

A resposta correta é: um pouco dos dois! E isso porque enquanto a eficiência fala de planejamento, a eficácia fala de ação e, estrategicamente, planejamento e ação precisam andar juntos para se chegar ao objetivo desejado.

Pense: você tem um compromisso do outro lado da cidade. Entra no carro, liga o GPS e coloca o endereço. Se você estiver com tempo, pode ir por qualquer caminho; chegando ao local do compromisso é que basta. Agindo assim, você será eficaz.

Suponhamos, entretanto, que você está um pouco atrasado e com o tanque de gasolina na reserva. Nesse caso, um caminho mais curto, que economize tempo e combustível, é o ideal. Conseguindo realizar esse intento, você será eficiente.

Assim, o melhor é o que a circunstância pede: se agir sem muita preocupação com recursos é possível, a eficácia se faz presente. Porém, se os recursos são um dado importante, a eficiência toma a frente da situação.

No mercado, espera-se um equilíbrio entre eficácia e eficiência, pois, como foi dito, ação e planejamento andam juntos para a realização de uma tarefa. Uma empresa que preze pela eficácia pode estar desperdiçando recursos; já uma organização que apenas pense no melhor caminho pode se perder no planejamento, deixando de agir no tempo certo. A união dos dois conceitos, considerando as circunstâncias, produz melhores resultados.

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma coisa, eficácia e eficiência são conceitos diferentes e, ainda assim, podem ser complementares. Enquanto eficácia diz respeito ao cumprimento da tarefa, a eficiência fala do melhor caminho para se chegar ao resultado proposto. O equilíbrio entre as duas práticas é o mais indicado, e empresas que se guiam por esse caminho tendem a mostrar melhores resultados. Agora que você sabe a diferença entre eficácia e eficiência, o que acha de fazer um balanço de seus objetivos, determinado o emprego dos dois conceitos de maneira equilibrada? Você só tem a ganhar!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código