5 estratégias para construir sua Blindagem Emocional

[et_social_share]

O que você faz quando se machuca ou sente alguma dor? Provavelmente vai ao pronto-socorro para ser atendido por um médico, certo? Todos sabemos como cuidar das dores físicas, mas muitos não sabem como gerenciar as dores emocionais.

Quando alguém não consegue lidar com suas próprias emoções, acaba machucando as pessoas que estão ao seu redor, gerando mais dor e criando um círculo vicioso de emoções negativas e feridas emocionais. Quer saber como gerir suas emoções? Conheca 5 estratégias para construir sua blindagem emocional no texto a seguir.

O que é blindagem emocional?

Blindagem emocional nada mais é do que a criação de estratégias para proteger seus pensamentos e emoções. O pensamento não é a realidade, mas a interpretação que a mente faz da realidade. A emoção, então, é a reação que a mente tem ao pensamento. Logo, se você consegue entender isso, vai gerir suas emoções com mais facilidade. Assim, será possível ter atitudes melhores diante das circunstâncias, o que vai gerar um relacionamento mais ajustado com as pessoas ao seu redor.

5 estratégias para construir sua Blindagem Emocional:

Fique atento às suas emoções

Quando sentir uma emoção forte, preste atenção a ela: o que a ocasionou? Qual dos seus valores foi tocado? Ao racionalizar a emoção, chega-se mais perto do real motivo do desconforto, o que possibilita uma resposta mais propícia.

Controle suas emoções

Ao perceber qual tipo de emoção tem em determinadas circunstâncias, você pode substituir uma reação negativa por uma reação positiva. Ao exercitar esse controle, você terá respostas mais produtivas.

Torne-se automotivado

Sendo consciente do mecanismo que rege as emoções, ao encontrar desafios use esse conhecimento para não se deixar abater: direcione seus pensamentos e ações no sentido dos seus objetivos.

Seja empático

Considere que todas as pessoas estão sujeitas a circunstâncias, assim como você. No entanto, não são todos que têm o conhecimento que você está adquirindo agora. Ao praticar a empatia, você se coloca no lugar do outro, percebendo o mecanismo emocional que gera as emoções, o que te tornará mais compreensivo.

Dirija seus relacionamentos

Utilize suas habilidades interpessoais de maneira a gerir as emoções das pessoas a sua volta. Assim, você poderá guiar a motivação de seus pares, engajando-os em seus projetos. Isso fará com que você mantenha um ambiente positivo a sua volta, alcançando resultados extraordinários.  Além disso, você pode evitar alguns tipos de relacionamentos tóxicos, e quando necessária a interação com esse perfil, saiba que você terá uma armadura que te protegerá de ofensas e grosserias.

Construir uma poderosa blindagem emocional trará a você inúmeras vantagens. Você poderá obter domínio próprio e autoconfiança, reduzindo a ansiedade e aumentando sua autoestima. Nos relacionamentos, você será mais empático e assertivo, o que diminuirá os mal-entendidos. Na vida profissional, você saberá tomar decisões mais acertadas em um menor espaço de tempo, aumentando sua produtividade. Também saberá desenvolver um ótimo clima organizacional ao guiar as emoções dos seus pares a um estado mais positivo.

Agora que você conheceu as 5 estratégias para construir sua blindagem emocional, o que acha de começar esse processo? Um bom profissional de coaching pode ajudar nesse sentido. E prepare-se para uma vida bem-sucedida!

 

Deseja aprender mais sobre Inteligência Emocional e entender como você funciona? Quer ajudar outras pessoas a gerenciar suas emoções? Acesse aqui.

Quer saber mais sobre Coaching?  Baixe o e-book Segredos e Perigos do Coaching

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código