Gestão do tempo: por que é tão importante?

[et_social_share]

“Estou sem tempo para nada!” – “Vê se abre um espaço na sua agenda para sair com a turma!” – “Meu médico disse que eu preciso arrumar um tempo para fazer exercício físico urgentemente!”. Certamente você já ouviu – ou falou – uma dessas frases, certo?

É difícil encontrar alguém que não sofra com a falta de tempo. Todos temos compromissos: o trabalho, um curso, o passeio com a família, o encontro com os amigos e tantos outros. Alguma vez você já pensou que seria ótimo se o dia tivesse mais horas? Já se sentiu frustrado por ter feito várias tarefas sem ter realizado algo de fato importante? Então este texto é para você! Entenda como a gestão do tempo pode te ajudar.

Tempo: recurso não renovável

Muitas vivem sem perceber que o tempo é um recurso do qual todos dispõem igualmente, mas que não se renova. Quando as 24 horas de um dia chegam ao fim, não podem ser repostas. Por esse motivo, o tempo é o recurso mais precioso que temos e, infelizmente, o mais desperdiçado.

Frequentemente, lidamos com o tempo em questão de meses ou anos, e as unidades menores – os dias, as horas, os minutos e segundos –  ficam relegados a segundo plano. Essa maneira de pensar pode levar ao desperdício de tempo, que é justamente a má utilização desse recurso. Quando alguém usa o tempo sem sabedoria, acaba caindo na armadilha da vida corrida: aquela conhecida sensação de estar sempre ‘apagando incêndios’.

Ferramentas para gestão do tempo

A fim de evitar situações como as citadas acima, existem várias ferramentas para ajudar você a lidar com o tempo. Conheça algumas a seguir:

Técnica Pomodoro – essa técnica consiste em realizar as atividades em intervalos fixos de tempo, com um espaço para descanso entre eles, da seguinte maneira: você cumpre uma tarefa por 25 minutos, com 5 minutos de descanso. Após quatro ciclos de 25 minutos, você tira um tempo de descanso maior, de cerca de 30 minutos, retornando, então, a mais quatro ciclos de 25 minutos.

Prioridade ao que é mais importante – ao estabelecer seus objetivos, defina uma ordem de importância: o que precisa ser concluído primeiro, qual tarefa vai trazer um resultado mais rápido. É preciso ter disciplina e foco para lidar com atividades não previstas, de modo a atender às prioridades.

Tríade do Tempo – de acordo com essa técnica, é possível identificar a quantidade de tempo que você gasta com tarefas importantes, urgentes ou circunstanciais. Assim, você vai conseguir ajustar as suas atividades de acordo com os seus objetivos, gerando mais resultados.

Fazer uma correta gestão do seu tempo é primordial para que você consiga cumprir suas tarefas cotidianas de maneira tranquila e eficaz, e ainda ter tempo para momentos de lazer e descanso. Tudo isso sem estresse. Quer conhecer mais a fundo as ferramentas de gestão de tempo e alcançar uma rotina mais calma e produtiva?

Um coach – ou uma formação em coaching – pode te ajudar!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código