A teoria das inteligências múltiplas de Gardner

[et_social_share]

Quando se fala em inteligência, a primeira coisa que vem à mente é o teste de quociente de inteligência, o QI. Alguns, ainda, podem citar a inteligência emocional e a inteligência espiritual. Mas há outros tipos de inteligência; e mais: todos temos vários tipos de inteligência, ainda que não mensuráveis pelo teste de QI. No artigo a seguir, você conhecerá a teoria das inteligências múltiplas e saberá quais são elas.

O que é a teoria das inteligências múltiplas de Gardner?

Horward Gardner, psicólogo norte-americano, percebeu que as pessoas possuem certas habilidades natas e que essas habilidades não estão atreladas necessariamente ao quociente de inteligência clássico, nem se referem somente ao raciocínio lógico. Então, ele postulou nove habilidades que aparecem em níveis variados do desenvolvimento humano, capacitando o indivíduo a enfrentar desafios em circunstâncias específicas, de acordo com suas próprias aptidões. Essas inteligências variadas podem sofrer a influência de fatores internos, como a genética e a neurobiologia, e de fatores externos, como as condições ambientais, por exemplo, que interferem em seu desenvolvimento.

As múltiplas inteligências e suas características

Demonstramos, a seguir, as nove inteligências e algumas de suas características, segundo Gardner:

Lógico-matemática: resolução de problemas de lógica e operações matemáticas. Também capacita a questionar modelos sociais e avaliar sistemas.

– Linguística: comunicação é o foco dessa habilidade; gera prazer ao ouvir e ao falar, utilizando de maneira sábia e criativa o vocabulário, na oratória e na escrita.

Naturalista: essa aptidão é responsável pela percepção e interação com a natureza de maneira integral, criando laços fortes com o meio ambiente.

Interpessoal: refere-se à capacidade de relacionamento com outras pessoas, englobando a empatia e a compaixão.

Intrapessoal: essa habilidade fala sobre o autoconhecimento, a gestão das emoções, a compreensão de si e a individualidade.

Espacial: é a capacidade de se localizar e se situar em espaços, inclusive com o uso da perspectiva. Visualização de imagens, mapas e gráficos é um trunfo dessa aptidão.

Corporal-cinestésica: capacidade aumentada em habilidades motoras, com domínio sobre o próprio corpo; o toque é bastante valorizado, e os movimentos, atléticos e elegantes.

Musical: essa inteligência fala da facilidade em reconhecer sons e replicá-los, além do uso criativo dessa arte, que vem com grande facilidade para cantar e/ou tocar instrumentos musicais.

Existencialista: essa aptidão refere-se a um dedicado interesse pela existência e pela autotranscendência, trazendo reflexões sobre o sentido da vida e sua finitude. Relaciona-se diretamente com a inteligência espiritual.

É provável que você tenha identificado em si uma ou mais das nove inteligências apresentadas. Saiba que você pode alcançar resultados extraordinários em todas as áreas da sua vida, aperfeiçoando cada uma das suas inteligências. E tem mais: é possível fazer isso com menor esforço e tempo, de olho no objetivo a ser conquistado. Ficou interessado? O processo de coaching pode desenvolver a busca por essa potencialização, permitindo o aprendizado e despertando a autoconsciência. Entre em contato conosco e consiga uma vida de alta performance!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código