Como aplicar o Princípio de Pareto na sua vida?

[et_social_share]

Com a correria rotineira e o grande volume de compromissos assumidos, muitas pessoas se veem perdidas em meio à grande quantidade de atividades. É comum ouvir alguém dizer que tem tanta coisa para fazer que não sabe por onde começar. Você já passou por isso? Então esse texto é para você! Conheça o princípio de Pareto e saiba como aplicá-lo no seu dia a dia!

 

O que é o princípio de Pareto?

A constatação de que há um desequilíbrio entre a quantidade de coisas que fazemos e os resultados podem ser explicados pelo princípio de Pareto, uma regra que demonstra que 80% do que acontece na vida resulta de 20% das ações tomadas.

Esse princípio surgiu por meio de um estudo que foi feito em 1906 na Itália, quando indicou que 80% das terras italianas eram de propriedade de 20% da população. Ampliando essa proporção para outros campos, é possível verificar sua validade em todas as áreas do conhecimento.

Segundo esse conceito, 80% dos seus resultados vêm de 20% das atividades que você realiza. Em uma empresa, 80% do lucro provêm de 20% de seus clientes, enquanto 20% da equipe é responsável por 80% dos resultados.

No âmbito pessoal, 80% da sua satisfação vêm de 20% do seu rol de amigos, e 80% da sua saúde provêm de 20% de ações tomadas em relação aos cuidados com seu corpo e sua mente.

Pensando bem, é possível que você já aplique esse princípio em sua vida mesmo sem saber. Mas, se você ainda se sente meio perdido em meio aos seus afazeres, sem saber quantificar os resultados, fique calmo: ainda há tempo de aplicar o princípio de Pareto em sua rotina e aproveitar os benefícios que ele traz.

Você concentra esforços em menos atividades, elegendo aquelas que podem trazer mais resultados. Isso gera economia de tempo e de outros recursos, com a garantia de se alcançar mais frutos. O princípio de Pareto é um aliado importantíssimo em processos que exigem eficiência, pois guia a ação por meio de um planejamento apurado.

 

Como aplicar o princípio de Pareto na sua vida?

Há algumas maneiras de colocar essa regra em prática. Veja algumas delas a seguir:

Faça uma lista de atividades: muitas vezes o simples ato de colocar as tarefas no papel é suficiente para oferecer uma visão mais ampla do que precisa ser feito. Liste suas tarefas com seus respectivos prazos e objetivos, e passe para o próximo passo.

Defina prioridades: tenha bem claro o que é importante e o que é urgente. Perceba quais são as atividades que podem ser feitas por outras pessoas e delegue. Use seu tempo para as tarefas realmente importantes; elas compõem seu 20%.

Fique atento às circunstâncias: elas podem influenciar seus resultados, mas o responsável por eles continua sendo você. Ter uma ideia do panorama geral é interessante para uma ação bem planejada.

Mude de estratégia: se os resultados atuais desagradam, é hora de alterar a estratégia. Resultados diferentes provêm de ações inovadoras. Se você está rendendo menos na corrida, que tal experimentar outra atividade física, por exemplo?

Priorize a qualidade de vida: perceba em quais atividades você alcança maior sensação de bem-estar e contentamento. Concentre sua atenção nelas. Fazer o que gosta sem exceder o tempo necessário é saudável e traz qualidade de vida.

 

O princípio de Pareto demonstra que 80% dos resultados provêm de 20% das ações tomadas. Essa proporção pode ser utilizada para melhorar qualidade de vida, no que diz respeito a trabalho e vida pessoal. Ao concentrar esforços nos 20% necessários, sabendo que 80% dos resultados virão dali, a chance de obter contentamento e satisfação aumenta. Agora que você sabe o que é o princípio de Pareto e como aplicá-lo em sua vida, o que acha de colocá-lo em prática? Siga as dicas apresentadas e prepara-se para uma vida mais produtiva e feliz!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código