Como construir autoridade no mercado?

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Prof. Douglas de Matteu, PhD com mais 30 livros publicados, (apresentação que constrói autoridade), veja esse artigo e comece agora a construir sua autoridade !

No mundo dos negócios, a concorrência está cada vez mais acirrada. Isso é bom para os clientes, que têm um amplo leque de opções quando precisa de algum produto ou serviço. Mas como conseguir se destacar para conquistar uma relação de confiança com as pessoas, de forma que elas escolham ser clientes do seu negócio? Um passo importante é construir autoridade. Você sabe o que significa isso? Quer que as pessoas vejam você como referência na sua área? Neste artigo falaremos sobre isso, e daremos 6 dicas para você construir sua autoridade no mercado.

 

Para começar: o que é “construir autoridade”?

Quando você pensa em smartphone, de qual marca você lembra? E em relação à comida, qual a rede de fast-food vem a sua cabeça? Quando você precisa comprar roupas, vai aonde?

Ao responder essas perguntas, você certamente provou o que é a construção de autoridade no mercado. Essas marcas e lugares só são conhecidos por você porque fizeram um bom trabalho. Elas tornaram-se conhecidas e – tão importante quanto – benquistas pelo público; por isso você as citou e tantas outras pessoas as citariam também.

Logo, construir autoridade no mercado tem a ver com tornar-se conhecido e benquisto pelo seu público-alvo.

Marcas que já estão consolidadas no mercado fizeram esse trabalho por meio de ferramentas de marketing, ainda que de outras maneiras diferentes das que são disponíveis hoje, na era do Marketing 4.0.

Ainda assim, as bases continuam semelhantes: construir autoridade é desenvolver uma relação de confiança com as pessoas. Veremos mais a seguir.

6 dicas para construir autoridade no mercado

Como foi dito, é mister conquistar a confiança das pessoas, de modo que elas percebem que você é expert no assunto do seu nicho. Para fazer isso, veja as dicas que seguem:

Conheça seu produto/serviço: essa dica pode parecer óbvia, mas é essencial que você domine o assunto do qual pretende falar. Pesquise, leia sobre ele, teste, envolva-se. Assim, você se sentirá mais confiante ao apresentar seu tema para seu público-alvo, gerando mais confiança.

Conheça seu público-alvo: tão importante quanto dominar seu produto/serviço é conhecer seu público-alvo. Entender quem é a persona que vai ter as necessidades satisfeitas com seu produto é essencial para atender seus futuros clientes.

Queira ajudar em vez de vender: sim, ainda estamos falando de negócios, mas, hoje em dia, para obter sucesso, é preciso construir uma relação de confiança com seu público-alvo, certo? Foi-se o tempo em que bastava falar das qualidades do seu produto. Hoje as pessoas procuram saber se você pode ajudá-las, para depois decidirem por fechar negócio com você. 

Invista em presença digital: uma empresa sem presença digital praticamente inexiste nos dias de hoje. Isso porque a maioria das pessoas procura informações sobre o que precisa no Google ou nas redes sociais. Logo, se você está bem ranqueado nos mecanismos de busca do Google e sabe fazer um bom uso das modalidades para negócio das redes sociais, as chances de sucesso aumentam.

Produza conteúdo relevante no meio digital: além de estar no mundo digital, você precisa aparecer nesse meio. Para isso, produza conteúdo original, capriche nos infográficos, e-books e materiais afins, interaja com o público. Compartilhar suas experiências com seus seguidores também é um ótimo meio de criar identificação e aproximação com o público-alvo.

Estude, estude, estude: o marketing é uma área aberta e em constante atualização, e assim você também deve ser. Faça cursos, pesquise materiais sobre autoridade, informe-se sobre novas plataformas, busque ser original. Continuar estudando é a melhor maneira de se manter atualizado nessa área.

 

Construir autoridade no mercado é essencial para que você se destaque em meio à concorrência e seja lembrado pelo seu público-alvo. Hoje em dia, os clientes buscam, além de consumir, comprar de alguém em quem confiam e com quem tenham uma boa relação. Agora que você já sabe como construir sua autoridade no mercado, siga essas dicas e torne-se referência no seu nicho de negócios!

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