Como vencer a insegurança?

[et_social_share]

Insegurança: é bem possível que você já tenha passado por momentos em que sentiu essa emoção. O que é normal, pois há algumas circunstâncias que nos tiram a sensação de segurança. Porém, há pessoas que vivem permanentemente inseguras. O que gera a insegurança? É possível vencê-la? Falaremos sobre esse assunto no texto a seguir.

 

O que é insegurança?

 

Sentir-se desconfortável por achar que não é bom o suficiente, ou por não se sentir amado ou, ainda, por sentir-se inútil. A insegurança tira a confiança em si, na própria capacidade de ser alguém bom e capaz de ser amado e de realizar atividades rotineiras.

Uma pessoa insegura, ainda que tenha ao seu redor pessoas queridas e que desempenhe suas atividades com competência, não consegue reconhecer seu próprio valor. E isso pode ser extremamente prejudicial, tanto nos relacionamentos familiares quanto no ambiente de trabalho.

Uma pessoa insegura pode, também, tender à autossabotagem, e, assim, perder oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Além disso, quando ela sente que não é boa o suficiente para ser amada, tem uma chance aumentada de se envolver e permanecer em relacionamentos abusivos, o que é péssimo.

Será que você é uma pessoa que sofre constantemente de insegurança? Veja, a seguir, comportamentos comuns de pessoas inseguras.

 

Características de pessoas inseguras

Indivíduos inseguros geralmente apresentam os seguintes traços:

Baixa autoestima: por desconhecer sua própria capacidade, a autoestima do inseguro é fortemente abalada.

Comparação constante: a pessoa insegura está sempre se comparando a outras pessoas. Isso porque ela não sente segurança em ser o que ela é de fato, desconfia de seus critérios e tem como paradigmas confiáveis a opinião e a vida de outras pessoas.

Essa comparação alimenta um sentimento de inadequação, o que também gera a inveja.

Ciúme: uma pessoa insegura na relação tende a ser ciumenta pois, como acredita ser insuficiente, passa a fantasiar que o companheiro a vê dessa maneira, o que quase nunca corresponde à realidade. Isso pode fazer com que ela se torne muito controladora, e esse traço pode ser prejudicial ao relacionamento.

Necessidade de impressionar outras pessoas: porque o inseguro vive buscando validação em outras pessoas, por não conseguir se autovalidar. Mas quando recebe críticas pode ficar na defensiva, pois, por ser inseguro, elas são devastadoras.

 

Como vencer a insegurança?

Autoconhecimento é o início. Saber quais são os seus pontos fracos, com honestidade e generosidade, é algo que vai ajudar a pessoa insegura a perceber que ela é boa e suficiente.

Esse ajuste de percepção é extremamente importante. A pessoa insegura, quando se permite o processo do autoconhecimento, vai perceber que tem qualidades e pontos fortes, e vai passar a admirar-se por eles, calibrando sua autoimagem e construindo uma autoestima saudável.

É interessante também praticar esse ajuste de foco em relação às outras pessoas. Isso serve para perceber que mesmo indivíduos bem-sucedidos têm momentos difíceis e pontos fracos e que isso é normal para todos. Os parâmetros podem ser ajustados com essa prática.

Trabalhar a inteligência emocional vem junto com o autoconhecimento. Permite que o indivíduo lide com as suas emoções de uma forma mais saudável e verdadeira, em seu próprio benefício.

É interessante também identificar quais são as maiores inseguranças e crenças limitantes, para então, focar esses temas, com a ajuda de um profissional habilitado para tal.

Finalmente, é imprescindível parar de se comparar com outras pessoas. Cada ser humano é único, e as maneiras de viver a vida e ser feliz também diferem de pessoa para pessoa. Assim, é necessário identificar o que se quer da vida, para traçar seus próprios objetivos e começar a trabalhar por eles. A única comparação aceitável é com você mesmo.

 

Experimentar insegurança em algumas circunstâncias é perfeitamente normal; o indesejável é viver nesse estado com constância. Porém, é possível lidar com essa emoção de maneira saudável, partindo do autoconhecimento. Caso você esteja vivendo em estado de insegurança constante, o IAPerforma pode auxiliá-lo nesse processo de resgate da autoconfiança. Contate-nos e prepare-se para viver seus melhores dias!

Participe da Jornada do Herói ! Ela pode ajudar você a vencer sua insegurança de maneira pragmática 

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código