Gamificação: o que é e como usar

[et_social_share]

A metodologia pode ser aplicada nas mais variadas áreas, passando pela educação, marketing, esportes e até no ambiente corporativo, em cursos e treinamentos.

Atualmente, com o volume de conteúdo a que temos acesso – principalmente pela internet – e com a quantidade de atividades e compromissos assumidos, cativar a atenção das pessoas e conseguir engajamento é um desafio. Além disso, o mercado está sempre em busca de novas maneiras de realizar o trabalho ou aprendizagem, para acompanhar a velocidade da tecnologia e da informação. Aí entra a metodologia da gamificação(gamification). No artigo a seguir, saiba mais sobre essa metodologia e seus benefícios.

 

O que é Gamificação?

Gamificação, ou gamification é um método que usa elementos de jogos em ambientes e práticas que não são de jogos, com o fim de promover e facilitar o aprendizado, engajar pessoas e motivar ações, de forma orgânica e dinâmica. Pontuação, medalhas, recompensas, barra de progresso, passagem de fase e sistema de ranking são alguns dos elementos utilizados em gamificação, e que podem dar a qualquer tarefa um caráter mais lúdico e prazeroso.

Isso porque o sistema lida com aspectos importantes da psicologia do ser humano, como recompensa e competição, o que gera engajamento e fidelização à ação sugerida.

A metodologia pode ser aplicada nas mais variadas áreas, passando pela educação, marketing, esportes e até no ambiente corporativo, em cursos e treinamentos.

 

Gamificação nas empresas

No ambiente corporativo, a metodologia pode ser empregada com sucesso, desde que seja feito um planejamento, definindo um objetivo claro a ser alcançado, além de um bom design de jogos. É importante que se atente a isso, para que o colaborador perceba que há um objetivo claro e bem-definido, sem o risco de a metodologia ser entendida apenas como uma brincadeira, o que pode causar desengajamento. O sistema de recompensas também deve ser avaliado, de modo que o colaborador realmente fique motivado e se engaje.

Alguns dos benefícios da gamificação são os seguintes:

Aumento da produtividade: ao buscar melhor pontuação, prêmios etc., o colaborador fica mais comprometido com a atividade e mais focado, o que impacta positivamente a produtividade individual e de equipe.

Maior engajamento em projetos: ao apresentar um projeto atrelado à metodologia, contando com um sistema de pontuação justo e recompensas factíveis, a tendência é ocorrer um aumento do engajamento da equipe, gerando cooperação e competitividade saudável.

Melhora do clima organizacional: as relações interpessoais são estimuladas e, assim, aumenta a interação e a cooperação entre os colaboradores. As habilidades de cada um são reconhecidas e recompensadas.

Feedback constante: a própria estrutura de jogo permite que se veja o resultado do trabalho logo após o cumprimento de cada meta (ou após cada passagem de fase), o que torna o feedback mais ágil.

 

Gamificação no processo de aprendizagem

Na educação, a gamificação também é bastante utilizada, e alguns dos seus benefícios são:

Conteúdo em um novo modelo: em vez de o conteúdo ser apresentado em blocos longos de texto, é oferecido ao estudante de maneira mais lúdica, aumentando o interesse e diminuindo a rejeição.

Estímulo da persistência: tendo como meta a passagem de nível ou a obtenção de um prêmio, o estudante tende a ser mais persistente, o que aprimora a aprendizagem.

Aumenta o foco: com o conteúdo apresentado em forma de jogo, a tendência é o aluno se concentrar mais na tarefa de alcançar a meta proposta, otimizando a absorção dos tópicos propostos.

Como foi visto, a gamificação é uma metodologia que pode trazer várias melhorias na condução de projetos, produzindo engajamento, motivação e maior assimilação de conteúdos. Com um bom planejamento, é possível realizar projetos baseados nessa metodologia e alcançar ótimos resultados, de uma maneira lúdica e prazerosa.

 

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código