Inteligência Espiritual

[et_social_share]

Há alguns anos, muito se discutia a respeito do quociente de inteligência ou inteligência intelectual, o famoso QI. Mais adiante, outro tipo de inteligência começou a ser estudada e difundida: a inteligência emocional, que ainda é objeto de pesquisas. Recentemente, outro tipo de inteligência foi identificada: a inteligência espiritual. Já ouviu falar nesse tipo de inteligência? Entenda o que ela significa e veja como você pode alcançá-la no texto a seguir.

O que é inteligência espiritual?

Assim como a inteligência intelectual é a capacidade de compreender o significado das coisas e a inteligência emocional se refere à habilidade de reconhecer e gerir os seus próprios sentimentos e os dos outros, inteligência espiritual é a capacidade de lidar com questões essenciais, que envolvem valores éticos e crenças, a fim de encontrar seu próprio equilíbrio. Essa inteligência possibilita ter uma vida mais completa de sentido, pois permite um senso adequado de propósito e direção.

Por ser denominada de “espiritual”, surge a dúvida se essa inteligência é mística ou algo do gênero. Não necessariamente: isso porque foi descoberta uma área no cérebro chamada de “ponto de Deus”. Essa área é a responsável pela busca por significado e propósito da existência, além de responder pelas experiências espirituais.

Logo, ela não se refere exclusivamente à religiosidade, mas também pode abarcar o reconhecimento de uma mente universal criadora, o que resulta em aumento da fé e em um senso de pertencimento a algo maior, desenvolvendo virtudes e melhorando a qualidade de vida. Enquanto o quociente emocional diz respeito a como as coisas e circunstâncias afetam suas emoções e como você reage a elas, o quociente espiritual refere-se ao que algo significa para você: ele fala da alma.

 

Características de pessoas espiritualmente inteligentes

A seguir, você vai conhecer dez qualidades que são comuns a pessoas com alto quociente espiritual:

Desejam profundo autoconhecimento, e estimulam as pessoas a buscá-lo.

– Por serem idealistas, agem movidas por valores.

São capazes de enfrentar adversidades extraindo lições para a vida.

– Consideram o ser humano com um ser sistêmico .

Valorizam a diversidade do mundo e das pessoas.

– São independentes.

Usam perguntas poderosas, como “qual o propósito?”.

– São capazes de considerar as circunstâncias em uma perspectiva ampla.

– São espontâneas.

– São compassivas.

 

Como desenvolver a inteligência espiritual?

A inteligência espiritual necessita ser motivada, alimentada e desenvolvida. Para iniciar esse processo, é preciso uma boa dose de autoconhecimento. Ao conhecer-se, é possível verificar quais são seus valores, o que te motiva e quais são os seus limites, entre outras coisas. Mudar seu mindset também é um caminho: renovar a mente com bons pensamentos leva a comportamentos mais compassivos.

O Instituto de Alta Performance Humana, IAPerforma é o único que oferece a formação em Professional Coach com módulo de Inteligência Espiritual. Isso significa que esse curso completo – inclusive com ferramentas exclusivas para inteligência espiritual – você só tem no IAPerforma, e é conduzido especialmente pela primeira PhD em Coaching do Brasil, Dra. Raquel Fonseca. Quer desenvolver sua inteligência espiritual e alcançar uma vida mais rica e um adequado senso de finalidade e direção pessoal? Fale conosco!

[et_social_share]
Outras Postagens

Pré Lançamento do Livro Agronegócio: Agronegócio: Gestão, Transformação digital e Sustentabilidade

Desvendando as 5 Linguagens do Perdão: Como Transformar Relacionamentos Através da Compreensão e Aceitação

Revista Líderes: Moldando o Futuro da Liderança

Escanear o código