Como ser um palestrante?

[et_social_share]

A cada dia que passa, a profissão de palestrante consolida-se como uma carreira capaz de oferecer satisfação e bom retorno financeiro. Por isso, a procura por essa atividade tem crescido: muitas pessoas pensam em seguir uma carreira que os permita compartilhar experiências, encontrar sua missão e ser bem-remunerado. E é sobre isso que falaremos no texto a seguir. Vamos lá?

O que faz um palestrante?

O palestrante é aquele que, com a habilidade da oratória, transmite uma mensagem ao seu público.

Para isso, o profissional precisa se dedicar, pois para que a palestra seja montada, o assunto deve ser pesquisado e estudado, de acordo com o tema e com o público.

Além disso, um bom palestrante deve saber motivar as pessoas e despertar suas emoções.

Então, para ser um palestrante é preciso estudo, pesquisa, habilidade e força de vontade. E se você acha que não sabe falar em público, fique tranquilo: a oratória é uma habilidade que pode ser aprendida e exercitada.

 

Como ser um palestrante?

Bom, já sabemos que é preciso estudar, ter habilidade e força de vontade. Mas, e na prática? Como começar uma carreira de palestrante? Veja algumas dicas a seguir:

Escolha um tema: sobre o que você pretende palestrar? É importante definir uma linha de assuntos sobre os quais você quer falar. Se é do meio empresarial, você pode se especializar em assuntos relativos à administração de organizações, por exemplo. Se é da área da nutrição e saúde, pode começar a falar sobre alimentação saudável. Perceba quais são seus interesses naturais no seu ramo e invista neles.

Use as redes sociais a seu favor: hoje em dia, o melhor meio para entrar em contato com as pessoas são as redes sociais. Crie perfis profissionais nas mais diversas plataformas on-line e atente-se ao marketing de conteúdo: para cada plataforma, prepare textos que ajudem seu público-alvo em suas necessidades. Divulgue seu trabalho, fale do que sabe, estude para isso. Busque tornar-se referência em seu meio.

Comece com palestras e públicos menores: ninguém começa uma carreira do topo. Logo, inicie palestrando em lugares pequenos para pequenas audiências. Dentro disso, aceite dar palestras gratuitas. Você começa a pegar confiança em si, aprende com seus erros e acumula experiência, ao mesmo tempo em que se torna conhecido desses públicos.

Seja consistente: todo começo de carreira tem desafios, e o importante é manter a consistência do seu trabalho. Você pode se sentir tentado a desistir por não ver resultados, mas tenha em mente que um bom trabalho precisa de uma boa fundação, e o início da sua carreira é essa fundação. Continue a publicar artigos nas plataformas on-line, a aceitar convites para pequenas palestras, ainda que não veja resultados imediatos: é assim que você constrói sua autoridade.

 

A carreira de palestrante se mostra cada vez mais interessante, por unir missão de vida, serviço e boa remuneração. Para obter sucesso nessa profissão, é interessante exercitar habilidades, estudar e se lançar ao público.

Muitas pessoas procuram uma formação em coaching, pois ela oferece técnicas e ferramentas para atuar com palestrante, além de conhecimento em PNL – programação neurolinguística –, habilidades importantíssimas para quem lida com o público.

Se esse é o caminho que você deseja trilhar, conte com o IAPerforma, e seja bem-vindo à sua nova vida!

[et_social_share]
Outras Postagens

A Psicologia da Esperança e a Coragem: O Segredo dos realizadores que não esperam parados

Black November Explosiva: Descontos de 30 a 50%

A Felicidade e a Psicologia Positiva: Como Impactam a Vida Profissional

Escanear o código