Como resolver conflitos de geração no ambiente de trabalho?

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Quer saber como resolver conflitos de geração no ambiente de trabalho?

Em uma empresa encontram-se os mais variados tipos de pessoas: diferentes perfis sociais, de gênero, idade, naturalidade, criação e formação, entre outros. Um fator que pode ser motivo de muitos conflitos é a geração. Pessoas de gerações diferentes entendem o mundo de maneiras variadas, entendimento esse fruto das experiências pessoais, do momento em que nasceram e cresceram e da sociedade na qual forma formadas. Quer saber como resolver conflitos de geração no ambiente de trabalho? Leia o texto a seguir.

As diferentes gerações

Quando falamos em gerações, tratamos do momento em que os indivíduos nasceram. No mercado de trabalho atual, podemos encontrar mais facilmente pessoas das seguintes gerações:

Baby boomer: pessoas que nasceram entre as décadas de 1940 e 1960 são da geração baby boomer. Os boomers, como são chamados, tiveram uma educação rígida e focada na disciplina. Na parte profissional, começaram a trabalhar cedo por necessidade e sem a possibilidade de escolha da profissão.

Geração X: indivíduos nascidos entre 1960 e 1980 fazem parte dessa geração. Por terem passado por mudanças e revoluções, são mais céticos em relação ao que já está estabelecido e são mais ambiciosos. Tiveram preparo acadêmico para a carreira, assim, puderam escolher o que fazer profissionalmente. Buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Geração Y: nascidos entre 1980 a 2000, as pessoas dessa geração têm um contato muito grande com a tecnologia. Já encontraram um panorama político-econômico favorável, logo puderam se dedicar à escolha de uma profissão alinhada ao propósito e aos seus valores. São mais ansiosos e mudam de emprego com mais frequência.

 

Conflitos geracionais

Como nasceram, estudaram e começaram a trabalhar em épocas diferentes, essas três gerações têm valores diferentes. No trabalho, a postura das pessoas de cada geração diz respeito à bagagem cultural e profissional, em se tratando do que esperam da empresa, da dedicação ao trabalho, das ferramentas e insumos com os quais desenvolvem as atividades, entre outras coisas.

Um boomer, por exemplo, valoriza estabilidade e hierarquia, e pode achar estranho alguém da Geração Y que decida deixar um emprego por discordar do chefe. Um colaborador da Geração X pode ter dificuldade em lidar com um líder boomer, mais controlador e focado em resultados.

Se mal resolvidos, esses conflitos podem prejudicar o ambiente da equipe, desmotivando os colaboradores e trazendo prejuízos à organização.

Como resolver conflitos de geração no ambiente e trabalho?

As diferenças comportamentais são bastante importantes, por isso é preciso estar atento ao menor sinal de conflito.

Algumas medidas podem ser tomadas para lidar com esse cenário. Veja a seguir:

Conhecer o perfil de cada colaborador e a qual geração pertence é o início. A partir daí, respeitar os limites de cada um, incentivando o fortalecimento de pontos de melhoria. Além disso, é possível motivar os colaboradores de cada geração, de maneira a ir ao encontro de seus valores.

Incentivar o diálogo entre equipe e gerência, de maneira clara e assertiva. A comunicação é importante para que mal-entendidos sejam evitados.

Valorizar os pontos fortes de cada geração, levando os colaboradores a conhecerem o que cada uma tem de bom. Essa atitude também auxilia a desmistificar rótulos e criar um ambiente colaborativo, buscando pontos em comum.

Desenvolver a inteligência emocional da equipe é importante, pois ajuda os colaboradores a lidarem uns com os outros de forma assertiva e pontual. Investir em treinamentos de desenvolvimento pessoal é uma maneira de alcançar esse objetivo.

É possível encontrar as mais diferentes gerações interagindo diariamente no ambiente de trabalho. Esse encontro pode gerar conflitos, pois diferentes gerações têm diferentes valores e modos de encarar a vida. É possível, no entanto, resolver esses conflitos com diálogo, conhecimento e desenvolvimento pessoal. Sabendo desse tipo de desafio e sua resolução, é o momento de olhar com atenção para seu ambiente de trabalho, a fim de colocar em prática as dicas aqui elencadas, obtendo resultados excelentes e satisfação nos relacionamentos interpessoais.

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