Desvendando as Soft Skills: a Importância das Competências Comportamentais para o Sucesso Profissional.

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Sabia que as habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills, são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho? Neste artigo, você vai descobrir o que são as soft skills, por que elas são tão importantes e como desenvolvê-las para se destacar na sua carreira. Não perca tempo e comece agora a investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Para realizar qualquer tipo de atividade, é necessário apresentar habilidades específicas referentes à atividade em questão. As competências técnicas são, então, extremamente importantes no mundo corporativo, pois são elas que capacitam cada indivíduo a realizar a tarefa exigida pelo seu cargo. Há, entretanto, outro tipo de habilidades muito requisitadas hoje em dia: as soft skills. Conheça o que são as soft skills e saiba por que elas são tão importantes.

 

O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais geralmente adquiridas com a experiência e as vivências de cada pessoa, mas que podem ser conquistadas por meio de treinamentos e práticas focados em desenvolvimento pessoal. Essas habilidades, modo geral, referem-se ao comportamento diante das circunstâncias e desafios e ao relacionamento interpessoal. 

 

Quais são as principais soft skills?

Para saber quais as soft skills demandadas, é interessante identificar quais são as competências relacionadas à área de atuação e ao cargo ocupado. É possível, entretanto, listar aquelas que são relevantes na maioria das áreas, e que trazem benefícios individuais e coletivos, independentemente do cargo ou da área de atuação:

Boa comunicação: é a habilidade de se comunicar de maneira clara, assertiva e respeitosa, tanto na fala quanto na escrita. Engloba também o ato de escutar e compreender o que a outra pessoa está querendo dizer, o que é especialmente relevante para quem atua na área de vendas. Falar, escutar, compreender e argumentar são ações importantes em qualquer atividade.

Pensamento crítico: competência que permite ao indivíduo analisar situações, entendê-las e encontrar a solução possível para desafios. Poder de síntese, para considerar apenas os aspectos relevantes para o momento e racionalidade fazem parte dessa soft skill. A proatividade é o resultado da ação de alguém cuja análise crítica foi feita e a decisão foi tomada – pessoas proativas são extremamente valorizadas no mercado de trabalho

Empatia: soft skill importante em qualquer ambiente de trabalho, possibilita ao indivíduo a compreensão do que a outra pessoa está comunicando e sentindo, colocando-se no lugar dela. Essa competência facilita o trabalho em equipe, melhorando as relações tanto entre pessoas do mesmo nível hierárquico quanto entre líderes e liderados. Ser empático também permite relacionar-se bem com o cliente pois, ao entender sua necessidade, o desenvolvimento do produto ou serviço é mais bem direcionado.

Gestão de tempo: essa competência permite que o indivíduo elenque as prioridades de acordo com a importância de cada uma, fazendo uma escolha coerente de acordo com a circunstância. Um bom gestor de tempo exercerá seu pensamento crítico e saberá priorizar as ações de modo a tratar dos processos dentro dos prazos estabelecidos. 

Inteligência emocional: um colaborador que apresente essa soft skill terá ferramentas para agir em situações de pressão, de conflito e de mudanças organizacionais, de modo que não seja pessoalmente afetado por esses eventos. E mais: será capaz de se destacar pelo equilíbrio, resiliência e adaptabilidade.

Ética: o mercado valoriza profissionais que trazem consigo essa competência, que também pode ser considerado um valor. A ética no trabalho engloba um comportamento de valorização e respeito a princípios subjetivos, mas muito importantes como pontualidade, responsabilidade, respeito, honestidade em relação ao que se refere ao trabalho em si, ao ambiente e aos demais colaboradores.

 

Como desenvolver as soft skills?

Sabendo da importância dessas habilidades, é interessante conhecer meios de desenvolvê-las. Individualmente, o autoconhecimento é o início. Conhecer-se e saber quais são os pontos fortes e os que podem ser melhorados é o primeiro passo para identificar e desenvolver as soft skills. Em uma organização, reconhecer as competências dos colaboradores e estimulá-las é uma ação relevante. Manter uma cultura de feedback também é algo que colabora com o desenvolvimento das soft skills. Treinamentos focados em desenvolvimento pessoal podem levar o indivíduo ao autoconhecimento, além de identificar os potenciais por meio de ferramentas de análise comportamental, trazendo grandes benefícios.

 

Considerando o que foi visto, as soft skills são habilidades que podem ser inatas ou aprendidas, sendo essenciais para as atividades em qualquer área e, por isso, muito buscadas e valorizadas no mercado de trabalho. Elas possibilitam que o clima organizacional seja otimizado, que o relacionamento interpessoal seja aprimorado e que os processos internos e externos tenham melhores resultados.

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